domingo, 17 de julho de 2011

FORTEATRO-SUL: Teatro Experimental

Oficina de Cenografia, com Jó, em Buerarema

O FORTEATRO-SUL é um projeto com objetivos bem definidos: fomentar o Teatro em seus mais diversos aspectos. E, para isso, utiliza-se do Teatro Experimental - não um movimento ou escola teatral limitada temporal ou com um manifesto específico e claro, mas antes uma atitude de crítica e ruptura não só frente à ordem teatral preestabelecida centrada numa lógica burguesa e comercial, com um repertório fixo, de fácil compreensão para as massas. Mas, um teatro de vanguarda, de laboratório, de investigação, moderno.

Para isso, utilizamo-nos como resultado de todas as oficinas, a Performance, sabiamente maestrada por Alfredo Nascimento, ambientada sonoramente pelo arquiteto musical Antonio Melo; iluminada com movimento e vida pelo mágico da luz Paulo Rosário; caracterizado pelas mãos hábeis e criativas de Justino Vianna, geograficamente estruturada pelo engenheiro do papel, Joferson Ferreira e protagonizada ricamente por nossos neófitos oficinandos. A Performance é "um conceito essencialmente contestado". Para certos conceitos, como arte e democracia, há sempre um desacordo na construção da essência dos próprios conceitos. "É através do diálogo contínuo que chegaremos a uma articulação mais precisa de toda a ação dramática e, em consequência, a uma compreensão mais completa da riqueza conceitual de performance", afirma Pawlo Cidade.

 
Performance em Ilhéus

O Forteatro-Sul não tem a pretensão de trazer fórmulas, métodos ou teorias imutáveis. Queremos que os oficinandos entendam que a "cultura ensina a pensar", enfatiza Letto Nicolau. Desde o lançamento do Projeto Piloto, em Ilhéus, o Projeto Forteatro-Sul pôs o pé na estrada e já percorreu duas cidades do Litoral Sul: Una, 8 a 10, e Buerarema, de 15 a 17. Ambas no mês de julho. As oficinas de Cenografia, sob a direção de Joferson Ferreira; Interpretação, com Alfredo Nascimento; Música de Cena, com Antonio Melo; Maquiagem, com Justino Vianna e Iluminação com o Paulo Rosário têm apontado caminhos para a profissionalização de dezenas de jovens e adolescentes.

A equipe técnica é composta por Pawlo Cidade (Coordenação Pedagógica), Letto Nicolau (Coordenação Técnica), Jorge Siqueira (Assistente de Produção), André Barreto (Assistente de Produção), Julay (fotografia), Luciana Barreto (Pedagoga), Viviane Siqueira (Consultoria).

O Forteatro-Sul é um projeto contemplado pelo Edital Territórios Culturais 2008, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia. Apoio da UESC, FAEGSUL, AMURC.

Nenhum comentário: