quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PARADIDÁTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO NA FLICA

Ubiratan, Pawlo e Silvino/Foto: Viviane Siqueira

A segunda mesa de debate da FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira, realizada na manhã de ontem, dia 12/10, foi bastante concorrida e reuniu o historiador Ubiratan Castro, Silvino Bastos e Pawlo Cidade e foi mediado por Nildon Pitombo. O tema proposto "Paradidáticos e sua importância para a educação" desencandeou uma série de questões que passaram pelo papel do professor, do aluno, das políticas públicas para o livro e a leitura, a responsabilidade do Estado e a função dos escritores em todo o contexto.

O professor Bira, como é carinhosamente chamado, deu um show a parte de história, contando fatos pitorescos e revelando curiosidades sobre os povos africanos. Silvino Bastos se ateve a função primeira dos paradidáticos, falando de sua importância dando como exemplos trabalhos que ele vem desenvolvendo enquanto educador e escritor; Pawlo Cidade se preocupou com as políticas públicas do livro e deu ênfase a formação do professor-leitor acentuando que "se o professor não gostar de ler, dificilmente seus alunos também gostarão. A escola para ser uma fábrica de leitores, precisa passar pelo professor."

O debate durou cerca de duas horas e foi bastante elogiado pela curadoria e produção do evento. A FLICA termina no próximo domingo. Acompanhe toda a programação CLICANDO AQUI.
 Platéia lotada
 Nildon Pitombo (UFBA) foi o mediador
 Silvino Bastos
Pawlo Cidade autografando após o debate

Fonte: Tia Marita/Fotos: Viviane Siqueira

Nenhum comentário: