quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Até o dia 25 de dezembro votação on-line para Prêmio Festejos da Bahia


Está aberta até o dia 25 de dezembro (2011) a votação, via o site, do Prêmio Festejos da Bahia 2011, projeto que valoriza iniciativas dos poderes públicos municipais, estadual e federal, empresários e grupos artísticos e culturais que trabalhem com a temática de festas populares. Neste ano (2011) foram escolhidas as festas juninas e comemorações correlatas realizadas na Bahia.

A iniciativa tem apoio do Fazcultura, programa de isenção fiscal do Governo da Bahia, via Secretaria de Cultura (Secult), com patrocínio da Ambev. O projeto se agrega, ainda, às promoções do governo, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), para tornar o São João um dos principais atrativos do turismo cultural nacional e internacional na Bahia, durante o período do mês de junho. Criado em 1996, o Fazcultura permite que pessoas jurídicas financiem a atividade cultural, mediante abatimento de 5% a 10% do ICMS a recolher de impostos de empresas patrocinadoras no limite de até 80% do valor total do projeto cultural.

De acordo com o produtor cultural e criador do Prêmio Festejos da Bahia contemplado pelo Fazcultura, André Reis, o projeto tem 40 categorias de premiação com candidatos julgados por comissão de especialistas das áreas musical e da cultura nordestina. Neste ano, o destaque foi a ‘música nordestina’.

“As categorias serão divididas em: cidade (26 cidades), banda ou artista nacional, banda ou artista regional, banda ou artista fora do contexto junino, forró universitário, forró elétrico, forró pé de serra, festa privada, ensaio junino, música junina, quadrilhas, decoração, excursão e campanha junina”, diz André. A votação eletrônica pode ser realizada até 25. No julgamento serão considerados a análise sobre o resgate junino e tradição, o apoio às manifestações culturais locais no período, a preservação da identidade local e a programação artística e cultural nessas festividades.

O resultado será divulgado pela imprensa oficial do Estado, veículos de comunicação da Bahia e no site. Um grande evento no Palácio da Aclamação, em Salvador, anunciará os resultados finais às 19 horas do dia 27 (dezembro, 2011), quando será lançado o Prêmio Festejos da Bahia 2012, que será ampliado para todos os festejos baianos da Cultura Popular.

Nos últimos quatro anos, a cultura denominada de ‘nordestina’ tem recebido atenção especial do governo baiano. Está prevista a construção de um museu em Feira de Santana e prepara-se evento para discutir o tema, nacional e internacionalmente. A Setur incentiva festas juninas tradicionais, enquanto o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Secult fez pesquisas para que o Ofício dos Vaqueiros se tornasse Patrimônio Imaterial.

O Ipac também iniciou estudos sobre os Penitentes de Juazeiro, manifestação popular religiosa muito encontrada no Nordeste do Brasil. Mais informações sobre os Festejos da Bahia são disponibilizadas igualmente pelo telefone (71) 9115-6080. Sobre os estudos do IPAC, na Gerência de Patrimônio Imaterial, via telefone (71) 3116-6741, ou endereço eletrônico geima.ipac@ipac.ba.gov.br. E sobre o Fazcultura no site www.cultura.ba.gov.br.

Nenhum comentário: