sexta-feira, 19 de abril de 2013

CONVERSAS E CONVERGÊNCIAS: VOCÊ SABIA?



A primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, “A Poética” de Aristóteles. A palavra Teatro vem do grego Théatron que significa lugar físico do espectador, “lugar onde se vai para ver”. O Teatro, mais do que ser um local público é o lugar condensado da vivência das ambiguidades e paradoxos, onde as coisas são tomadas em mais de um sentido. A palavra Teatro e o conceito de Teatro, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato (560-510a.C.)

O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC. Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Mas nenhuma delas pode ser comprovada. A Bahia  e Pernambuco têm juntos o maior número de Teatros da região Nordeste: 126!

Na Bahia, 63,33% dos Teatros estão na capital Salvador. Na capital existem 71.000 habitantes para cada Teatro existente. 23,98% dos municípios da Bahia realizam mostras ou festivais de teatro. Dos 417 municípios da Bahia 20,86% possuem escolas, cursos ou oficinas de Teatro. 9,11% dos municípios baianos realizam concurso de dramaturgia. 47,48% dos municípios possuem grupos de teatro. Em Salvador, apenas 8% da população freqüenta shows, espetáculos e concertos musicais. Destes, 46% preferem ouvir música; 29% reunir-se com amigos; 24% ler livros.

Apenas 3 cidades da Bahia possuem cursos de graduação em Teatro. A FUNCEB investiu mais de R$ 4.000.000,00 de reais no Teatro, entre os anos 2007 e 2010. Mas, ainda é muito pouco em comparação a demanda existente. Geralmente, apenas 10% dos projetos inscritos são contemplados com recursos dos editais lançados.

O Festival Internacional de Artes Cênicas (FIAC), realizado pela primeira vez em 2008, é considerado o maior do gênero no norte e nordeste do país. O Teatro é disciplina obrigatória no primeiro ciclo da Educação Escolar em Portugal. O Teatro na Escola permite ao aluno evoluir na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário e muitos outros. Segundo o site Educar Para Crescer, existem 10 motivos para seu filho fazer Teatro: Aumenta a auto-estima; Melhora a timidez; Aprimora a habilidade de relacionar-se com os outros; Faz com que a criança se conheça mais; Desenvolve consciência corporal e coordenação motora; Ensina a trabalhar em grupo; Desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio; Expande o repertório cultural; Melhora desempenho escolar; Propicia o fazer poético.

Estas e outras conversas estarão presentes em “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências”, seminário que propõe à criação de políticas públicas para o Teatro da Bahia, acontece no período de 25 a 27 de abril, no auditório da Torre da Universidade Estadual de Santa Cruz. A abertura será no dia 25, às 9:30 horas. A realização deste seminário resultará em informações que contribuirão para a definição de diretrizes, convergências e estratégias do Plano Setorial de Teatro da Bahia. Será um instrumento de diálogo entre poder público, sociedade civil e os agentes culturais. Saiba mais em: www.teatroeteatralidade.blogspot.com

Nenhum comentário: