sábado, 4 de maio de 2013

PRORROGADO PRAZO DE CONSULTA PÚBLICA DO FUNDO E FAZCULTURA



A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), conforme publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (02), comunica a prorrogação do prazo – até 12 de maio – para a Consulta Pública que visa modificação e reestruturação dos mecanismos de financiamento de projetos culturais no estado, o Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) e o Programa de Incentivo ao Patrocínio Cultural – FAZCULTURA. “É extremamente importante que a comunidade cultural participe deste momentos, pois esses mecanismos têm papel estruturante para o setor artístico, afirma o superintendente de promoção Cultural, Carlos Paiva.
O sistema de Consulta Pública permite ampliar a discussão sobre as decisões públicas e tem como principal objetivo ouvir a opinião da sociedade sobre temas de importância, neste caso em específico as principais ações de fomento ao setor cultural do baiano. Esta ação tem como referência a Lei Orgânica da Cultura, Lei Nº 12.365 de novembro de 2011, que dispõe sobre a política cultural e institui o Sistema Estadual de Cultura, marco legal elaborado também com ampla participação popular.
Fundo de Cultura
O Fundo de Cultura da Bahia é um programa governamental que oferece incentivo financeiro e apoio a projetos culturais do interior e da capital do estado. O programa possui cinco linhas de apoio, sendo elas Projetos Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural, Instituições Culturais, Demanda Espontânea e Editais, este último atendendo a 19 linguagens artístico-culturais.
Somente em 2013, através do FCBA, a Secretaria de Cultura irá injetar no setor cultural do estado o equivalente a R$ 27,8 milhões, apoiando diretamente mais de 2300 projetos culturais aprovados nos 19 editais setoriais.
FAZCULTURA
Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o FAZCULTURA permite que pessoas jurídicas financiem a atividade cultural mediante renúncia fiscal de até 5% do ICMS. O programa se qualifica como um apoio indireto aos projetos culturais, pois dá a grupo empresarial a possibilidade de escolher os projetos culturais em que irá investir, a partir das peculiaridades da própria empresa. O valor investido indiretamente através deste programa pode chegar a R$ 15 milhões anuais e beneficia projetos de linguagens artísticas diversas, como música, teatro, dança, literatura, artes visuais entre outros.
Passo a passo:
Clicando aqui você tem acesso ao Projeto de Lei com comentários explicativos. Neste mesmo link você poderá sugerir alterar, excluir, incluir textos ou comentar qualquer aspecto do projeto de lei sem necessariamente fazer uma sugestão de texto. A opção é sua.
Para participar opinando sobre um tópico específico:
1.      Clique sobre o link do tópico. Será acionado um formulário de mensagem.
2.      Preencha com o texto sugerido ou registre seu comentário.
3.      Clique em enviar.
Para comentar sobre qualquer tópico ou tecer opinião geral sobre o texto proposto:
1.      Clique no link ao final do texto do projeto comentado. Será acionado um formulário de mensagem.
2.      Preencha com o seu comentário.
3.      Clique em enviar.
Sua sugestão ou comentário será enviado para a equipe da Superintendência de Promoção Cultural – SUPROCULT, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que coordena a política de fomento à cultura.
Documentos para Consulta
Aqui estão disponíveis os documentos de referência para consulta:

Nenhum comentário: