quarta-feira, 15 de maio de 2013

Valença sedia a 1ª Campanha de Popularização e Valorização do Teatro para a Infância e Juventude


"Capotin"

Cabriola Cia. de Teatro promove espetáculos, debates e oficina em torno da importância do teatro voltado para o público infantojuvenil



Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a cidade de Valença, no Baixo Sul da Bahia, sedia a Campanha de Popularização e Valorização do Teatro para a Infância e Juventude (CAPOTIN), que promoverá espetáculos, debates e oficina em torno do teatro voltado para o público infantojuvenil. As atividades ocupam o Centro de Cultura Olívia Barradas e têm entrada franca. Realizado pela Cabriola Cia. de Teatro, com direção artística de Heraldo Souza e coordenação de Etiene Bouças, o evento tem apoio do Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).

As ações se fundamentam em questões relacionadas à importância desta produção e ao enfrentamento de preconceitos sobre o teatro para a infância e a juventude. “Como mensurar a importância do teatro voltado para o público infantil, se o pressuposto usual é de que se trata de uma arte menor, um estágio para fazer teatro para adultos? Talvez, ao invés de significar teatro para a população infantil, a expressão tenha adquirido outro significado, o de teatro ‘feito por crianças’, em uma referência a um estágio imaturo da atividade artística”, resume a apresentação do projeto.




Na lista das montagens que serão apresentadas, estão Um Dia de Mágico com Espiga, Cordel das Fábulas Fabulosas, O Circo de um Homem Só, A Floresta Encantada e Quem Conta Faz-de-Conta. Já os debates trazem os temas As adaptações do teatro infantil; O teatro para crianças e formação de plateia; e A concepção de criança e infância e o teatro que se produz atualmente. Completando a programação, a oficina é de Origamis para Cena.

Sobre o Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões – O concurso da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lançado pela primeira vez neste ano de 2013, objetiva apoiar propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização mundo afora. Com um total de R$ 260 mil em recursos, foram registrados 172 projetos inscritos, dos quais 10 foram selecionados: três de circo, três de dança e quatro de teatro, contribuindo para potencializar a organização de profissionais e o surgimento de projetos inovadores nestas áreas.

Campanha de Popularização e Valorização do Teatro para a Infância e Juventude
Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas – Valença/BA
Quando: 22, 23 e 24 de maio, a partir das 17 horas
Quanto: Grátis
Realização: Cabriola Cia. de Teatro
Apoio: FUNCEB/ SecultBA
------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
(71) 3324-8565/ 8566
Paula Berbert – paula.funceb@gmail.com | (71) 9127-7803
Nivia Cerqueira – nivia.santos2@funceb.ba.gov.br | (71) 8808-2446

FUNCEB                                                                    AGENDA CULTURAL BAHIA
www.funceb.ba.gov.br                                               www.agendacultural.ba.gov.br
www.twitter.com/funceb                                           www.twitter.com/agendacultbahia

Nenhum comentário: