segunda-feira, 17 de junho de 2013

COMPLEXIDADE DA GESTÃO CULTURAL


O mercado cultural no Brasil mudou sensivelmente nos últimos anos. As novas tecnologias, o avanço das políticas culturais e o cenário econômico ditam um novo cenário, que exigirá dos gestores uma nova visão dos negócios culturais e criativos. E não são cursos básicos de preenchimento de formulários que dão conta de toda a complexidade envolvida nesse processo.

“A gestão de projetos culturais, criativos e sociais tem diversas perspectivas, as finalidades artísticas, as transversalidades, os efeitos bio-psico-sociais. Tratá-los exclusivamente como objetos mercadológicos, comerciais, em minha opinião, é um equívoco, eu vejo como uma espécie de esterilização, que rouba a fertilidade dos empreendimentos. O planejamento complexo, entretanto, por ser inclusivo, não deixa de lançar mão também dos instrumentos tradicionais de análise e planejamento, mas se apropria deles em diálogo com outras possibilidades”, explica André Martinez, que estará no Cemec, em São Paulo, dia 18 de julho, para o módulo sobre Planejamento Complexo, encerrando a Jornada Gestão Cultural.

O curso faz parte da Jornada de Férias Cultura e Mercado e começa no dia 15 de julho. Além do módulo de Martinez, os participantes terão aulas sobre Indicadores culturais (avaliação de resultados, impactos e resíduos da atividade cultural), com Minom Pinho; Ferramentas de gestão (metodologias de execução, supervisão e acompanhamento de processos culturais), com Erick Krulikowski; e Comunicação (como potencializar a gestão a partir de ferramentas de comunicação), com Kluk Neto.

“Os projetos culturais, como todo valor produzido na sociedade, destinam-se a públicos específicos. Estamos falando primordialmente de pessoas, grupos, mas também dos financiadores dos projetos, das empresas, dos governos, da imprensa e outros. Cada um desses tem o seu papel na interação e na sustentação da produção artística e cultural. Saber dialogar entendendo cada um deles é fundamental”, afirma Kluk.

Para saber mais sobre o curso e se inscrever, acesse o site do Cemec.


Nenhum comentário: