sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

EDITAL SETORIAL DE MÚSICA É UM DOS MAIS CONCORRIDOS DO FCBA



Banda Jah Bless, de Ilhéus, Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga balanço das inscrições para editais do Fundo de Cultura da Bahia, realizadas através do sistema Clique Fomento (Sistema de Informações e Indicadores em Cultura – SIIC). No total, foram inscritos 1725 projetos até esta terça-feira (21), quando foi encerrado o prazo de envio. O número revela um aumento de 61% em relação a última chamada, realizada entre dezembro e janeiro de 2013. Ainda não foram contabilizados os projetos encaminhados através dos Correios. Das 1725 propostas recebidas, mais de 60% foram enviadas no último dia de inscrição, sendo que 540 foram recebidas após as 19 horas do dia 21 de janeiro.

O balanço revela também as chamadas mais concorridas: Música, com 298 projetos; Audiovisual, com 249; e Demanda Espontânea, que recebeu 155 propostas.  Além disso, chamam atenção os números das propostas encaminhadas para os editais de Economia Criativa, com aumento de 300%; Patrimônio, Arquitetura e Urbanismo, com 318,18%; Territórios Culturais, 303,85% e Dança, com 232,35%. A SecultBa trabalha para que o resultado da análise prévia, com a relação de propostas inscritas e não inscritas, seja divulgado até o próximo dia 18 de fevereiro.Em 2014, Serão destinados R$ 41 milhões ao Fundo de Cultura da Bahia. Para estes editais (21 setoriais, mais Demanda Espontânea), serão investidos R$ 30,66 milhões, o que representa um acréscimo de cerca de 10% do recurso em relação aos mesmos editais em 2013, quando foram destinados 27,8 milhões.


O superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva, diz que foram recebidas propostas de todos os territórios de identidade do estado. “Sem dúvida as 226 oficinas realizadas em todos os 27 territórios de identidade contribuíram para o número expressivo de inscrições. O guia de orientações e os vídeos tutoriais de uso do sistema também contribuíram para uma maior familiaridade com a ferramenta. A Região Metropolitana de Salvador continua tendo a maior participação, representando 52,7% das propostas recebidas”, revelou. Outras regiões que mais apresentaram propostas foi o Recôncavo (6,2%), Portal do Sertão (4,58%), Chapada Diamantina (3,65%) e Irecê (3,42%).

Crescimento

Para o diretor o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, nos últimos sete anos, foram implementadas melhorias administrativa e funcional da autarquia, o que empreendeu a difusão dos bens culturais – materiais e imateriais – da Bahia, e estimulou a participação de comunidades e gestores locais para conservação adequada e preservação das referências de memória cultural coletiva. ”Essas ações, além de inaugurações de obras de restauro, lançamento de publicações, videodocumentários e entrevistas da TV IPAC, os debates públicos e as exposições itinerantes em Salvador e diversos municípios do Estado disseminaram, ainda mais, a temática da ‘arquitetura, urbanismo e patrimônio’, estimulando a sociedade civil à maior participação nos editais”, explica o diretor.

Já a diretora da Economia da Cultura, Carmen Lima, declarou que ficou satisfeita com o expressivo aumento do número de inscritos no edital de economia criativa, o que, segundo ela, sinaliza um maior interesse dos agentes culturais do estado em pensar a dimensão econômica da cultura. Carmen esclarece que “a ampliação do número de projetos inscritos pode ser atribuída aos seguintes fatores:  uma maior discussão sobre tema economia criativa, em 2013, devido à mobilização para a elaboração do Documento Bahia Criativa;   o aperfeiçoamento do texto do edital no qual se procurou detalhar melhor os seus objetivos e a natureza dos projetos que podem ser apoiados;  e  uma maior divulgação nas redes sociais, em encontros presenciais,  junto aos colegiados setoriais e pelos representantes territoriais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) ”.

Texto: Ascom/Secult, com edição do blog.

Nenhum comentário: