segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LENDAS DA LAGOA ENCANTADA LANÇADO EM VERSÃO LITERÁRIA

Amaurih Oliveira e Romualdo Lisboa no lançamento do livro

Além dos palcos, agora o musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada pode ser conferido em livro. O lançamento do texto do espetáculo, escrito por Romualdo Lisboa, aconteceu na noite da última sexta-feira (21), incluindo bate-papo com o público e sessão de autógrafos. A obra é mais uma publicação da Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus, que já lançou mais de 30 títulos em pouco mais de dois anos.
            
Para a diretora do espetáculo, Tânia Barbosa, Lendas da Lagoa Encantada possibilita que as novas gerações conheçam um pouco dos mitos que povoavam as histórias contadas pelos pais e avós. “Estudantes de séries diferentes estudam sobre lendas da Amazônia e de terras distantes. A provocação que fiz a Romualdo foi trazer o universo imaginário da nossa gente”, declarou.
            
A montagem é uma homenagem ao poeta Sosígenes Costa, trazendo personagens míticos do imaginário regional lutando ao lado dos seres humanos pela preservação do meio ambiente e suas tradições. A fantasia das brincadeiras infantis em contraste aos saberes tecnológicos, o crescimento econômico em detrimento à cultura popular são abordados com leveza. De acordo com o autor, Lendas da Lagoa Encantada provoca o público sobre a possibilidade de desenvolvimento respeitando elementos que constituem a identidade local.
            
Entre o público que compareceu para prestigiar o lançamento do livro e assistir ao espetáculo estava o ator Amaurih Oliveira, que começou sua carreira profissional no Teatro Popular de Ilhéus e na Cia. Boi da Cara Preta. “É lindo ver a riqueza da nossa cultura no palco e imortalizada nas páginas do livro”, disse o artista que, nos últimos anos, vem mostrando seu talento e conquistando seu espaço nas telas do cinema e na televisão.

Em cartaz desde março de 2012, Lendas da Lagoa Encantada tem ainda direção musical de Elielton Cabeça. O elenco da Cia. Boi da Cara Preta canta, dança e executa a trilha sonora ao vivo. O cenário traz recursos audiovisuais, com imagens do povoado ilheense que intitula a peça, além de depoimentos dos seus habitantes sobre os encantos locais.

Último conto e cantigas

O último sábado do mês sempre é dedicado à literatura e música para crianças. No último dia 22, o projeto Conto e Cantigas trouxe a história Tashi e os fantasmas, de Anna e Bárbara Fienberg. Enquanto Luciene Nunes e Márcia Mascarenhas se encarregavam de contar a história, Elielton Cabeça ficava a cargo das canções e efeitos sonoros. “Em cada encontro, trazemos contos de diferentes terras. Assim, as crianças já embarcaram conosco em viagens imaginárias à China, África, Finlândia e até outros planetas”, disse Luciene.


Nenhum comentário: