quinta-feira, 8 de maio de 2014

FUNCEB ITINERANTE 2014 SEGUE SEGUNDA METADE DA VIAGEM


Desde o último sábado, 3 de maio, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), está na estrada. Trata-se da realização da quarta edição consecutiva do FUNCEB ITINERANTE, projeto prioritário que fortalece a diretriz de territorialização nas políticas públicas para as artes no estado. Os dirigentes da FUNCEB, que se reúnem em comitiva, já passaram, desta vez, por Feira de Santana, no Portal do Sertão; Pintadas, na Bacia do Jacuípe; eJuazeiro, no Sertão do São Francisco. Agora, a viagem segue para mais quatro municípios: Irecê, no território de mesmo nome (8/5); Ibotirama, no Velho Chico (10/5); Caetité, no Sertão Produtivo (12/5); e Amargosa, no Vale do Jiquiriçá (14/5). Em cada localidade, são realizados encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas para a discussão e concepção das ações para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Com esta lista, o FUNCEB ITINERANTE completa a sua intenção de ter alcançado, ao longo do quadriênio da gestão, todos os 27 territórios de identidade da Bahia, incluindo a presença da sede da FUNCEB no território Metropolitano de Salvador. Terão sido mais de 10 mil quilômetros rodados para o contato direto com mais de mil artistas, produtores e agentes culturais nas reuniões. Assim como aconteceu nos últimos dois anos, um blog vem registrando o diário de bordo da itinerância, com as experiências vividas e em busca de contribuir para a divulgação destes múltiplos cenários:

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas pela FUNCEB, inclusive com uma pretensão devolutiva do que foi feito nos últimos anos, os encontros visam a estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia. O FUNCEB ITINERANTE 2014 tem ainda o intuito de mobilizar os cidadãos para as eleições do segundo mandato, do biênio de 2015-2016, dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, cuja consolidação é um dos desdobramentos mais relevantes do projeto.

FUNCEB ITINERANTE 2014

03/05 (sábado): FEIRA DE SANTANA
Centro de Cultura Amélio Amorim, 10h às 18h
04/05 (domingo): PINTADAS
Colégio Estadual Normal de Pintadas, 9h às 18h
06/05 (terça-feira): JUAZEIRO
Centro de Cultura João Gilberto, 10h às 18h
08/05 (quinta-feira): IRECÊ
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, 9h às 18h
10/05 (sábado): IBOTIRAMA
Centro Territorial de Educação Profissional, 9h às 18h
12/05 (segunda-feira): CAETITÉ
Casa Anísio Teixeira, 9h às 18h
14/05 (quarta-feira): AMARGOSA
Centro de Formação de Professores/UFRB, 9h às 18h
Credenciamento: Meia hora antes do início das atividades
Intervalo para almoço: 12h às 14h
Aberto ao público
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA


Nenhum comentário: