quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ARTE E GASTRONOMIA NO PARAÍSO


Quem disse que comida e arte não se misturam? No último fim-de-semana (31/7 a 02/08) o distrito de Taipu de Fora, na península de Maraú, a 122 km de Ilhéus, pela BA-001 e BR-030, aqui mesmo no Estado da Bahia mostrou que Literatura, Artes Visuais, Música e Gastronomia são ingredientes perfeitos para uma programação diversificada e agradável. Durante quatro dias um extensa programação envolveu turistas, nativos, chefs, artistas e escritores no primeiro festival de arte e gastronomia do Município.

Sobremesa Cocada de abóbora com bolo de cupuaçú

Sob a tutela de Mário de Lima e Gino César o festival deu o pontapé inicial para uma série de novos encontros que estarão por vir. Neste primeiro, as presenças dos escritores Clarice Freire, autora de "Pó de Lua"; Pedro Gabriel, autor de "Eu Me Chamo Antônio"; Rodrigo Rosp, editor e autor de "Fingidores"; Davi Boaventura, autor de "Talvez não tenha criança no céu"; Rivani Nasário,  a cordelista de Recife; Viviane Távora, autora de "Pé de Limerique" e Pawlo Cidade, autor de "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim"; dos artistas visuais Marcelo Terça-Nada, Catharina Suleiman, Marina Bucchieri e Rodrigo Guimarães; das cantoras Gigi Suleiman e Andréa Pradho e dos chefs que preparam as delícias das várias regiões da Bahia, ensinando e brindando os participantes com seus mais variados sabores com entradas de bruschetta de tomate e rúcula, de gorgonzola e bacon, abóbora e camarão, seguidos de degustações de nhoque de banana com molho de moqueca, pirão de tapioca e siri, charuto de peixe com ervas e molho agridoce, moqueca de polvo, escalope ao vinho branco e batata doce.

E as sobremesas? Crumble de mamão e manga, mousse de manga com comporta de frutas, pavlova e marquise, paçoca de abóbora e bolo de cupuaçú. Tudo com muito carinho e bom gosto. E as apresentações culturais? E as oficinas e aulas de cozinha? E o Clube de Leitoras de Barra Grande? Um festival completo. Parafraseando Pedro Gabriel, "o bom de virar saudade é que há você logo ali, na península de Maraú". E o primeiro festival de Taipu de Fora foi assim: "Delicioso, como um café e um bom bate-papo." 

Nenhum comentário: