quarta-feira, 4 de novembro de 2015

“AGENDA CULTURAL BAHIA” GANHA APLICATIVO E NOVO SITE


A diversidade artística e cultural do estado vai ganhar uma nova forma de divulgação. A Agenda Cultural Bahia, que completa 41 anos em 2015, ingressa em um novo momento, de maior acessibilidade: todo seu conteúdo será disponibilizado para celulares e tablets através do aplicativo mobile da Agenda, desenvolvido para as plataformas iOS eAndroid. O aplicativo será lançado no Palácio Rio Branco (Centro), às 15h30 da próxima quinta-feira, 5 de Novembro – data em que se comemora nacionalmente o Dia da Cultura. A novidade será anunciada pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, e pela diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Fernanda Tourinho.

O evento contará com a presença de artistas, produtores, imprensa e autoridades. No lançamento acontecerá apresentação musical da OFUN, a Orquestra da FUNCEB regida pelo maestro, músico e diretor musical Letieres Leite e que foi formada a partir do curso de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes (CFA) e segue a formação de orquestra popular, composta por instrumentos como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, baixo, piano, guitarra ou violão e percussão. O público também poderá conferir a apresentação performática do projeto Pílulas Dançantes, do Balé Teatro Castro Alves.

Uma exposição com figurinos do TCA representará cada linguagem artística divulgada pela Agenda Cultural Bahia. Displays reunirão exemplares de 2008 a 2012, quando a publicação era impressa. Atualmente a Agenda circula no meio virtual e, para baixar o aplicativo, usuários do Android podem buscar a Agenda Cultural Bahia no Google Play e realizar a instalação. Para iPhone, o aplicativo estará disponível em breve na loja Apple App Store.

Novidades do app

Entre as novidades do aplicativo Agenda Cultural Bahia estão a facilidade de descobrir quais eventos acontecem, no raio de pesquisa escolhido, a possibilidade de construção de uma agenda pessoal, que reserva os eventos desejados, a disponibilidade de envio de avisos de eventos para amigos, grupos de amigos, colegas de trabalho, por meio de redes sociais (Facebook e Twitter) e a facilidade de enviar dados para publicação, diretamente pelo novo site da agenda.

O novo site da Agenda Cultural – cujo endereço continua o mesmo – é responsivo, ou seja, a visualização se adapta a dispositivos móveis e computadores. A interface do site e do aplicativo baseia-se noflat design, uma tendência que valoriza a experiência do usuário e a usabilidade. Para o desenvolvimento do site e do app foram utilizadas as mais atuais tecnologias de programação como o HTML5 e o SWIFT, a recém-lançada linguagem de desenvolvimento para produtos Apple. Uma de suas novidades é a possibilidade de filtrar os eventos pela localização dos mesmos.

“É fundamental que a população conheça e participe dos inúmeros eventos, projetos e ações no campo da Cultura que são realizados em um estado em que reina a diversidade de manifestações artísticas como a Bahia. O novo site e o aplicativo da Agenda Cultural surgem com esse objetivo”, afirma o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal.

“Esta é uma ferramenta revolucionária”, considera Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). “A Agenda vai passar a ser ainda mais democrática, dando acesso e sendo acessada, respectivamente, a informações e por públicos, de todos os territórios do estado. Isso é de uma importância imensa para a difusão de espetáculos, eventos, artistas, de forma que todos participem e dialoguem”.
Sobre a Agenda Cultural Bahia

A Agenda Cultural Bahia foi criada com o objetivo divulgar as atividades artístico-culturais da Bahia, englobando não apenas eventos dos espaços culturais do estado e por ele promovidos, mas também as ações privadas e independentes da programação cultural baiana. Ainda se voltou à divulgação de cursos, oficinas, palestras e demais atividades de formação, além de editais, prêmios e concursos de fomento à produção cultural promovidos na Bahia e no Brasil, desde que as ações atingissem o público baiano.

Esta proposta continua, agora com a Agenda Cultural Bahia em versão virtual e para aplicativo, se comprometendo, por um lado, a facilitar o acesso do público baiano e turistas a eventos e informações sobre cultura e, por outro, a estimular e dar visibilidade às atividades conduzidas por produtores culturais e artistas da capital e do interior, sendo a principal publicação regular de difusão da cultura baiana realizada na esfera pública. Por se tratar de uma mídia pública e gratuita, pratica uma divulgação extensiva e diversificada da programação cultural baiana, especialmente de eventos promovidos por produtores, artistas e outros profissionais que contam com pouco ou nenhum acesso aos meios de comunicação.

Adotando uma linha editorial que prima pela cobertura democrática do que acontece nos cenários culturais baianos, a Agenda busca minimizar o desnível em termos de visibilidade que há entre produtores e artistas mais destacados pelos meios de comunicação e aqueles deles separados por distâncias socioeconômicas e geográficas.

Os eventos são distribuídos em 12 editorias, conforme suas características: Artes Visuais, Cine e Vídeo, Dança, Literatura, Música, Teatro, Infantil, Circo, Cursos; Eventos; Editais; Culturas. O tradicional espaço “Intervalo” evoluiu para Vitrine, onde são publicadas imagens de obras em artes visuais (como pinturas, arte digital e fotografias) enviadas pelo público da Agenda Cultural Bahia, ficando agora como acervo de consulta. Os artistas, produtores e agentes culturais podem enviar dados diretamente por meio do novo site da agenda.

Serviço:
Lançamento do aplicativo e novo site Agenda Cultural Bahia
Quando: Quinta-feira, 5 de novembro, às 15h30
Onde: Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza, s/n – Centro)
Quanto: Grátis
Mais informações: 71 3324-8565/ 3103-3442
Email: agendaculturalbahia@gmail.com



Nenhum comentário: