sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COMUNIDADE TIA MARITA E SDS REALIZAM APRESENTAÇÃO FINAL DO PROJETO TEATRO JOVEM

 "Através do teatro, eles podem vencer a timidez, encontrar uma profissão e buscar novos caminhos para transformar a realidade em que vivem".


Na tarde da última terça-feira (29), no Teatro Municipal de Ilhéus, crianças e adolescentes que participam do projeto Teatro Jovem, apresentaram esquetes, encenações, música, dança e contou com a participação do ator José Delmo. O projeto, que é desenvolvido ao longo do ano nos bairros e distritos da cidade, é realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As apresentações contaram, em sua maioria, estórias sobre os bairros e distritos de Ilhéus, de forma clara e lúdica para os espectadores.




O projeto foi iniciado em 2013, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Comunidade Tia Marita. O objetivo principal é oportunizar aos jovens que estão em vulnerabilidade social o resgate da autoestima. Através do teatro, eles podem vencer a timidez, encontrar uma profissão e buscar novos caminhos para transformar a realidade em que vivem. O evento foi prestigiado pelos familiares e amigos dos jovens, funcionários da SDS e do vereador Jamil Ocké. Para o secretário da pasta, Kácio Brandão, “ao ver crianças e adolescentes vencendo barreiras, podemos ver a importância do trabalho realizado pela nossa secretaria”. 


Em suas atividades o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de bairros do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades do Cras podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho. 

Já o Creas Medidas Socioeducativas, (MSE) oferta atendimento psicossocial para os adolescentes, além de várias oficinas, como teatro, xadrez, espiritualidade, sexualidade, meio ambiente, entre outras. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas chegam ao Creas MSE através de encaminhamento da Vara da Infância.


O serviço segue as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. São ofertados no Creas MSE oficinas de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pelas Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC). O programa oferece cursos que visam gerar renda e lucratividade para estes adolescentes. 

Fonte: Luciane Nascimento/ Assessoria Comunicação SDS

Nenhum comentário: