quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SEMINÁRIO CULTURA VIVA REÚNE PONTOS DE CULTURA DA BAHIA EM SALVADOR


A rede de 270 Pontos de Cultura da Bahia está convocada a participar da primeira edição do Seminário Cultura Viva, uma frente de articulação que objetiva capacitar os agentes sociais participantes para uma potente execução da Política Nacional de Cultura Viva no estado. O encontro ocorrerá no dia 14 de fevereiro (terça-feira), das 8h30 às 12h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com transmissão ao vivo na internet ou em auditórios localizados em 22 municípios. Na ocasião, acontece também o lançamento da Central de Atendimento dos Pontos de Cultura da Bahia.

Ao longo do ano, o Seminário será composto de quatro módulos com temas distintos e, nesta edição inaugural, a pauta vai ser a prestação de contas. Gestores dos Pontos de Cultura vão ter orientações detalhadas dos procedimentos para a realização correta da prestação de contas de seus projetos, podendo tirar dúvidas e compartilhar experiências. O conteúdo terá como base a Lei Federal 13.018/2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva e transformou o Programa Cultura Viva numa política de Estado, e a Instrução Normativa 08/2016 do Ministério da Cultura (MinC), que atualiza e simplifica as práticas da gestão de Pontos de Cultura.

A Bahia, aliás, publicou, no último dia 20 de janeiro, do resumo de termo aditivo aos convênios com 74 Pontos de Cultura firmados no Edital 01/2008 e que ainda não finalizaram seus projetos, tomando a dianteira nacional da adequação jurídica ao que é estipulado nas legislações atuais. Foi também a Bahia o único estado brasileiro que firmou novos convênios a partir do Edital 01/2014, permitindo a criação de 124 novos Pontos no último ano. Assim, estão garantidas as atividades destas entidades sociais em todos os territórios de identidade baianos, com poder de atuação em variadas comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis, totalizando um investimento de mais de R$ 54 milhões.

“A efetivação e ampliação da Política Nacional de Cultura Viva é uma prioridade desta gestão. Contribuir para que instituições culturais possam realizar seus trabalhos é promover a cidadania cultural de milhares de baianos”, afirma Sandro Magalhães, superintendentes de Desenvolvimento Territorial da Cultura. A gestão da Política Nacional de Cultura Viva na Bahia é realizada entre MinC e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).

CENTRAL DE ATENDIMENTO DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA – Para oferecer atendimento contínuo e mais qualificado aos agentes que fazem acontecer os Pontos de Cultura, a SecultBA inaugura, durante o Seminário Cultura Viva, a Central de Atendimento dos Pontos de Cultura da Bahia. O serviço será executado por uma equipe especializada e especialmente dedicada à tarefa, com toda uma dinâmica controlada para que a execução dos projetos tenha a assistência necessária e seja feita com máxima segurança. A Central de Atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, com atendimento por diversos canais: telefone (71) 3103-3444; e-mail atendimentopontos@cultura.ba.gov.br; Whatsapp (71) 99688-1460; e também presencial, na sede da SecultBA, em Salvador.

PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO – Os representantes de Pontos de Cultura devem fazer inscrição prévia por meio de formulário disponível aqui. As entidades sediadas em Salvador e RMS devem comparecer presencialmente no auditório do IAT, localizado na Estrada das Muriçocas, S/N – Paralela. Já as instituições de outras cidades podem optar por assistir à transmissão ao vivo em qualquer computador conectado à internet, por meio do link http://educadores.educacao.ba.gov.br/videoconferencia, ou em auditórios localizados em 22 municípios: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Piritiba, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista (clique aqui para acessar os endereços). O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), por meio de um sistema de recursos e soluções tecnológicas que promovem e democratizam a Educação a Distância.



Nenhum comentário: