quarta-feira, 5 de julho de 2017

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O IV ENCONTRO DE POLÍTICA E GESTÃO CULTURAIS DA BAHIA

Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia, programado para o Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, nos dias 25 e 26 de julho de 2017. Os interessados podem preencher o formulário online disponível no blog do evento ou no site da SecultBA. O encontro reúne diversos públicos e conta com ampla participação social.

Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), o encontro vem sendo realizado desde 2007 como forma de fortalecer as redes dos agentes culturais existentes na Bahia.

Segundo o superintendente Sandro Magalhães, são três os objetivos: “fortalecer as políticas publicas de cultura da Bahia; incentivar a criação e a consolidação de órgãos institucionais do poder público municipal e estadual; e formar e capacitar gestores”. 

O IV Encontro é realizado em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (Adimbcba), o Conselho Estadual de Cultura e o Fórum de Cultura da Bahia, que participa pela segunda vez. 

É esperado para o evento um público bastante eclético formado por dirigentes municipais de cultura, legisladores, conselheiros de cultura, gestores sociais e também pesquisadores, estudantes, artistas, produtores, ativistas e cidadãos de um modo geral, interessados na formulação coletiva de diretrizes, formação em cultura e a articulação em rede visando o desenvolvimento do setor cultural baiano.


Entre as novidades do IV Encontro de Política e Gestão Culturais, está previsto o lançamento do Roda Cultura Bahia, que percorrerá três territórios de identidade: Portal do Sertão, Baixo Sul e Recôncavo, com a proposta de promover debates com o secretário de cultura Jorge Portugal e dirigentes da SecultBa, visitas a pontos de cultura e entidades culturais dos territórios e participação em manifestações culturais.

Está prevista a apresentação da segunda etapa do programa Municípios Culturais, que tem como objetivo a realização de ações compartilhadas em prol do desenvolvimento cultural dos municípios habilitados. 

O evento recebe edições seis fóruns de diferentes segmentos culturais, cada um desenvolvendo suas pautas específicas, tendo como ponto comum a atuação para o desenvolvimento das políticas culturais no estado. Tratam-se do IX Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia; do IV Fórum de Conselhos Municipais de Cultura da Bahia; do IV Fórum de Legisladores Culturais da Bahia; do II Fórum de Gestores Sociais da Cultura da Bahia e do II Fórum de Espaços Culturais da Bahia. Para completar, há o Fórum de Cultura da Bahia, uma grande rede de livres representações. 

As inscrições para o Encontro vão até o dia 24 de julho de 2017 ou até a lotação máximo do espaço. O formulário está disponível no blog https://encontropoliticaegestao.wordpress.com/.


IV Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia
Quando: 25 e 26 de julho de 2017
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana
Inscrições gratuitas: https://encontropoliticaegestao.wordpress.com/

Nenhum comentário: