segunda-feira, 17 de julho de 2017

SecultBA ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA INDICAÇÃO DE ESPECIALISTAS


A Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA) abre Consulta Pública, entre os dias 17 e 28 de Julho de 2017 para indicação de especialistas que poderão compor a Comissão Temática que irá analisar o mérito das propostas concorrentes no Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais 2017/2019, do Fundo de Cultura da Bahia.

Os especialistas interessados, com competência e experiência comprovada e que atendam os requisitos necessários, poderão ser indicados pela Secretaria de Cultura para ampliar a Comissão Temática, que tem como base a Comissão Gerenciadora do FCBA. A ampliação depende do número de propostas inscritas, mantendo-se como princípio o número ímpar e o equilíbrio entre a origem dos membros agregados entre poder público e sociedade civil. Os interessados deverão preencher e enviar o formulário on line.

É desejável que os especialistas tenham nível superior completo; cinco anos de experiência comprovada no campo da cultura; ter habilidades em informática - especialmente nos programas Word e Excell; capacidade de redigir textos com clareza, concisão e impessoalidade; conhecimentos na legislação aplicada do FCBA; e é recomendável que tenham conhecimento teórico e prático na gestão de espaços/instituições culturais.

A Comissão temática avaliará as propostas seguindo critérios como trajetória e missão da instituição; perfil da equipe; modelo de gestão; capacidade de articulação e parcerias; situação sócio-econômica. Além disso, serão observados detalhes como adequação de metas, atividades e prazos, metodologia de execução, diversidade e amplitude das ações, promoção de acesso, acessibilidade, possibilidade de inovação, intercâmbio, formação e qualificação, entre outros.

O Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais é uma linha de fomento pioneira no país e importante para sustentabilidade das instituições culturais. O programa é mantido com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (secretarias da Fazenda e da Cultura) e tem como objetivo conceder apoio a atividades regularmente desenvolvidas por instituições privadas sem fins lucrativos estabelecidas na Bahia, que observem as diretrizes da política estadual de cultura e contribuam para que seus objetivos sejam alcançados.

A sugestão de especialistas para a comissão temática deverá ser feita através do formulário disponibilizado no link:: https://goo.gl/forms/pb7xXsp1HWe36vRv2

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. 

Fonte: Secult/BA

Nenhum comentário: