domingo, 1 de setembro de 2019

DIVULGADO RESULTADO DE ANÁLISE DE MÉRITO DO EDITAL DE AUDIOVISUAL 2019



Foi divulgado neste sábado (31), no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado da análise de mérito do Edital Setorial de Audiovisual 2019. São diversas categorias divididas por origem de recursos, cerca de R$ 5 milhões diretos do Fundo de Cultura da Bahia e, R$ 15 milhões captados do Fundo Setorial do Audiovisual (ANCINE) e que serão geridos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA).

O prazo para interposição de recursos é de 02 a 11 de setembro, através do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura – Clique Fomento (SIIC/Clique Fomento), disponível no endereço www.siic.ba.gov.br. Os selecionados devem ficar atentos à convocação, por meio do sistema, para adequações e entrega da documentação obrigatória.

No Edital Setorial Audiovisual FCBA, foram selecionadas nove categorias: desenvolvimento de roteiro; festivais, mostras e eventos; cineclube; formação; curta-metragem de ficção e documentário; curta-metragem de animação; memória; pesquisa; e games. Dividido em 12 territórios que tiveram propostas selecionadas - Bacia do Rio Grande; Chapada Diamantina; Litoral Sul; Médio Rio de Contas; Metropolitana de Salvador; Portal do Sertão; Recôncavo; Sertão do São Francisco; Sertão Produtivo; Sisal; Sudoeste Baiano e Velho Chico.

O segundo edital, com recursos captados junto a ANCINE, originário do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), selecionou propostas para concessão de apoio cultural para projetos de Produção de obras audiovisuais baianas inéditas, e para projetos de Distribuição para comercialização das obras.

O grande diferencial deste edital está sendo a inserção de indutores, que permitiram que as propostas contemplem profissionais negros e indígenas; profissionais mulheres; empresas produtoras do interior do estado, que tiveram na sua avaliação acréscimos na pontuação final. Esses indutores de Diversidade de Etnia/Raça, de Diversidade de Gênero e de Territorialização são ações afirmativas que tem como objetivo eliminar desigualdades historicamente acumuladas e avalizar a igualdade de oportunidades.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico e culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias Estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


Período de interposição de recursos: 02 a 11 de setembro, no endereço eletrônico www.siic.ba.gov.br


Nenhum comentário: