sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DEFINE OS NOMES DOS INDICADOS PARA CONCORRER A ELEIÇÃO DO CONSELHO NACIONAL




O Conselho Estadual de Cultura definiu os nomes indicados para concorrer a eleição de vagas como conselheiros junto ao Conselho Nacional de Política Cultural CNPC. Os perfis/currículos foram avaliados durante a reunião da comissão interna formada por conselheiros, durante a tarde da terça (15), na sede do órgão. Já a validação dos nomes escolhidos ocorreu como parte de um dos pontos de pauta realizado durante a sessão plenária do CEC nesta quarta (16), no Museu Geológico da Bahia.

Para composição no CNPC cada Conselho Estadual de Cultura poderá conforme edital indicar de três a cinco nomes titulares e seus respectivos suplentes, no total de (10 vagas). Os conselheiros mais votados farão parte do triênio 2019/2022. Dentre estas vagas, duas delas foram definidas e aprovadas em sessão plenária realizada em setembro/2019, para que fossem ocupadas por conselheiros do CEC e as demais vagas ocupadas pela sociedade civil.Foram sete currículos recebidos por e-mail dentro do prazo anteriormente estabelecido. Após uma rodada de avaliações realizada pela comissão, foi definida a titularidade e suplência na seguinte configuração:

Pawlo Cidade (Titular) – Lula Dantas (suplente)
Luciano Rocha (Titular) – Aristanan Pinto (suplente)
Janaina Chavier (Titular) – Fábio Mendes (suplente)

Os conselheiros representantes da comissão Gilmar Faro e Orley Silva diante a necessidade do preenchimento da suplência da Conselheira Bruna Setenta e do Conselheiro Gilmar Dantas, sugeriu ao pleno preencher as vagas com o perfil de Janete Lainha, um dos perfis/currículos também avaliados dentro da comissão. Por sugestão do Conselheiro Salomão Oliveira, foi indicado também a conselheira Ladailza Teles para suplência. Os suplentes substituirão os titulares em caso de ausências ou impedimentos, conforme edital. Todas as sugestões foram aprovadas durante a sessão plenária complementando o total de vagas na seguinte forma:

Bruna Setenta– Atual conselheira de cultura -segmento Estudos da Cultura – Território Litoral Sul (Titular) e Janete Lainha (Suplente).
Gilmar Dantas – Atual conselheiro de cultura – Território Sudoeste Baiano (Titular) e Ladailza Teles– Atual conselheira de cultura - Segmento Bibliotecas – Território Metropolitano de Salvador (Suplente).

Serão considerados eleitos, na condição de titular, os 10 (dez) candidatos indicados pelos Conselhos de Cultura que receberem o maior número de votos, sendo 2 (dois) eleitos por região. Os eleitores e eleitoras já poderão se cadastrar para votar nos candidatos indicados pelo CEC BA através do site: http://votacultura.cidadania.gov.br/eleitor/inscricao o cadastro pode ser realizado até 25 de novembro de 2019. 

A votação online ocorrerá entre os dias 14 a 25 de novembro, encerrando às 18 horas (horário oficial de Brasília/DF.

Fonte: CEC/BA

Nenhum comentário: