sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA CASA DE CULTURA JONAS & PILAR PARA O MÊS DE FEVEREIRO


Foto: Divulgação

Dando sequência às atividades do Projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, no município de Buerarema, a 335 quilômetros de Salvador, a programação do mês de fevereiro é divulgada. Dentre as ações, a abertura de inscrições para a Oficina de iniciação ao Teatro e encerramento da Oficina de Puxada de Rede, com apresentação do resultado das aulas.

A Casa de Cultura Jonas e Pilar abriga o Instituto Macuco Jequitibá, apoiado financeiramente pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O instituto conta ainda com o apoio institucional da Prefeitura de Buerarema.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br


Programação de fevereiro: 
-SALA DE LEITURA
Aberta de segunda a sábado das 08h às 12h.
Empréstimo de livros, revistas e filmes. Disponível para realizar pesquisas e fazer leituras prazerosas


CINECLUBE
Terças-feiras, às 19h
Gratuito

Tem como objetivo principal a realização de atividades de exibição e debate. Além de contribuir para a cidadania cultural e a formação de novos públicos, ampliando a percepção e a experiência do espectador.


-OFICINA E APRESENTAÇÃO DE PUXADA DE REDE
Sábado 01/02 (14h às 16h)

Sábado 08/02 -  Apresentação de puxada de rede com o resultado da oficina.

A oficina que teve início em 09 de novembro realiza um trabalho voltado para as manifestações culturais, visando fomentar e discernir as manifestações populares do Brasil que se entrelaçam com a capoeira. A ação é oficina é voltada para crianças e adolescentes da rede de ensino pública, e da comunidade em geral, com idade entre 10 anos e 22 anos.


INSCRIÇÕES DA OFICINA DE TEATRO INFANTOJUVENIL ABERTAS
De 03 a 28/02

A Oficina de Iniciação Teatral para o público Infantojuvenil busca desenvolver a expressividade psicofísica do participante, estimular o desenvolvimento da capacidade criativa e o potencial artístico, exercitar a expressão vocal e corporal, desinibir e liberar formas dinâmicas de comunicação e concretizar a afetividade do trabalho em grupo. Para além desses aspectos, objetiva, de forma lúdica, informar acerca da história do Teatro, suas especificidades, sua composição técnica, com fins à produção de uma peça de teatro condizente com essa faixa etária ( 12 anos a 18 anos), priorizando o argumento de jogos teatrais característicos. As aulas começarão em 05 de março de 2020 e segue até 30 de abril, com apresentação de espetáculo previsto para Maio. As vagas são limitadas em um número de 30 participantes e oferecemos certificação.

CURSOS PERMANENTES COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Inscrições na Casa da Cultura Jonas e Pilar de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h. Ou pré-inscrição via e-mail oficinacasajonasepilar@gmail.com

BATERIA (pago) com Anderson Leal
Terças, quintas e sábados, das 20h às 21h

FLAUTA DOCE (pago), com Ramalho Santana
Todas as quartas-feiras, às 18h. 

DANÇA DE SALÃO (pago), com Aldenor Garcia
Segundas das 17h às 19h

CAPOEIRA (gratuito), com Grupo Raízes de Macuco
Turma aos sábados, das 15h às 17h
O grupo Raízes de Macuco coordenado pelo Contramestre Pé de Chumbo é residente na Casa Jonas e Pilar. A oficina tem o objetivo de vivenciar o jogo de capoeira e seus estilos; discutir/refletir sobre os rituais/regras da roda de capoeira e vivenciá-la.

COMO SE INCREVER NOS CURSOS E OFICINAS: 
Presencialmente na Casa de Cultura Jonas e Pilar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h. Pré-inscrição através do e-mail:  oficinacasajonasepila@gmail.com (especificando o curso/oficina que deseja participar /nome completo e endereço).


Mais informações nos links:
https://www.facebook.com/institutomacucojequitiba/
http://institutomacucojequitiba.blogspot.com.br/
Inscrições para oficinas e agendamento de escolas através do
e-mail:oficinacasajonasepilar@gmail.com 

Nenhum comentário: