segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novas linhas de financiamento impulsionam setor cultural na Bahia


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), lançou as linhas de financiamento CrediFácil Cultura Fixo e CrediFácil Cultura Giro voltadas para fomentar o setor e fortalecer as atividades culturais na Bahia, uma iniciativa, em nível estadual, inédita no Brasil.

O foco são as empresas baianas que atuam no segmento audiovisual, artes cênicas, música, artesanato, museus, entre outros. Agora, os empresários baianos contam com juros reduzidos, de até 6% ao ano, para financiamento de até R$ 1 milhão e com prazo de 96 meses.

Os recursos serão investidos na reforma ou modernização de empreendimentos culturais, compra de equipamentos novos e instrumentos musicais ou aquisição de mercadorias e matérias-primas para reposição de estoque. A novidade é o conceito ampliado de setor cultural, em consonância com os parâmetros recém definidos pela Unesco. Esse é o resultado de uma estratégia desenvolvida pela Secult, em parceria com a Desenbahia, de abordagem do setor cultural enquanto rede produtiva, o que inclui, além das atividades culturais propriamente ditas, o setor criativo como os serviços de arquitetura, publicidade e design, explicou o secretário da Cultura, Márcio Meirelles.

Segundo o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, o CrediFácil Cultura Fixo abrange os investimentos em construção civil, instalações e montagens, aquisição de máquinas e equipamentos (inclusive de informática), de instrumentos musicais, veículos utilitários, móveis e utensílios. Já o CrediFácil Cultura Giro foca as operações das empresas como a compra de mercadorias, matérias-primas e despesas administrativas. Encargos financeiros, limite de financiamento e prazos variam de acordo com cada projeto e porte da empresa. Os detalhes estão no site da Desenbahia e Secretaria de Cultura. Mais informações pelo 0800 285 1626.

Nenhum comentário: