quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

HOJE É DIA DO BOI EM URUCUTUCA


Seu Oreco ensinando às futuras gerações os passos e as rimas do Boi


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, (é o nome que se dá à descrição, estudo e tratado sobre a vida dos santos) foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
É também nesta data que os grupos folclóricos saem pelas casas levando as bençãos do Menino Jesus que as recebem.

Em Ilhéus esta tradição ainda resiste ao tempo, liderado pelo Mestre da Cultura Popular, Seu Oreco, no arraial de Urucutuca. Ele e a turma do Bumba-meu-boi ou Boi de Reis, brigam pelo arraial e se apresentam no centro da cidade quando recebem apoio do governo local.

2 comentários:

Fábio disse...

Olá pessoal estou passeando por aqui, poxa que interessante o projeto de vocês. Ah! Sejam bem vindos ao Ecos, também temos um projeto por aqui depois deem uma olhadinha ok? Grande abraço e vamos mantendo contato.

Assessoria de Comunicação disse...

Fábio, quando você diz "estou passeando por aqui", significa que está em Ilhéus ou passeando pelo blog? Obrigado. Um abraço.