sábado, 13 de agosto de 2011

“Memórias do rio Cachoeira” em campanha pelo rio no dia do combate à poluição


Ilha do Jegue - Rio Cachoeira- Foto: Victor Aziz
Em 14 de agosto é celebrado o dia do combate à poluição e também o dia do protesto. Data mais do que adequada para o projeto “Memórias do Rio Cachoeira” (MRC) mostrar para que veio e provocar a população de Itabuna sobre a situação do Rio Cachoeira.

Para isso, a equipe do MRC construiu uma balsa de garrafas pet, mostrando que é possível transformar, reciclar e não poluir um rio tão importante. Para a construção, foram recolhidas duas mil garrafas pet nos bairros Mangabinha, Jardim Primavera, Manoel Leão e também na escola Curumim. A balsa ficará na Ilha do Jegue sábado (13) e domingo (14). Nela estará estampada a frase "Você preserva o Rio Cachoeira?" para gerar questionamentos aos transeuntes.

Essa é mais uma iniciativa deste projeto que visa não apenas registrar as memórias da população relacionadas ao rio, mas também protestar contra sua poluição. A produção está a todo vapor.

O projeto

O MRC está sendo desenvolvido desde maio deste ano. O objetivo é gravar um CD com 12 poemas de autores grapiúnas musicados pela banda Manzuá. Os poemas são de Cyro de Mattos, Ruy Póvoas, Daniela Galdino, Valdelice Pinheiro, Firmino Rocha, Kléber Torres, Lorenza Mucida, Iana Carolina e Mither Amorim. O CD está em fase de finalização.

Além disso, será produzido um documentário sobre aspectos da história do rio Cachoeira e a sua relação com a história de Itabuna. O documentário está em fase de pré-produção e a gravação será iniciada ainda neste mês.

O “Memórias do Rio Cachoeira” visa contribuir para o registro e preservação da memória da região, estimular a cultura local através da literatura, música e vídeo, estimular a educação ambiental e formar público para o audiovisual. É uma realização do Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), da Panorâmica Produções e da banda Manzuá. Venceu o edital nº 05/2009 de Apoio a produção de conteúdo em música no Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura - SECULT, Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB.

Campanha "Eu apoio o Memórias do rio Cachoeira"

O projeto também recebe colaborações para realizar o evento de lançamento gratuito e aberto ao público. Cada pessoa que colaborar ganha um prêmio relacionado ao projeto de acordo com a quantia doada (camiseta, Box com CD e DVD, música exclusiva, entre outros). Para mais informações, acesse:www.memoriasdocachoeira.com

Fonte: Tacila Mendes, comunicóloga. DRT 6795. 

Nenhum comentário: