terça-feira, 27 de setembro de 2011

Debates da II Conferência Municipal da Cultura de Ilhéus prosseguem nos dias 28 e 29

Foto: Mary Melgaço/ASCOM

Em assembléia realizada no Teatro Municipal (TMI), os participantes da II Conferência Municipal de Cultura decidiram estender o debate para os dias 28 e 29, sempre a partir das 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus. Além de concluírem que havia a necessidade de um tempo maior para a discussão dos seis eixos propostos pela conferência estadual, os participantes também entenderam que a ausência da Câmara Temática Indígena prejudicaria a criação do Plano Municipal de Cultura, um dos principais objetivos da conferência.

De acordo com Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural, na manhã de domingo, foi aprovado o regulamento da II Conferência Municipal de Cultura, evento que contou com a participação do conselho de cultura e de várias câmaras setoriais. “Na oportunidade, também tivemos a aprovação de algumas propostas importantes, oriundas dos mais diversos setores culturais do município”, completa. Ainda segundo Maurício Corso, nas reuniões dos dias 28 e 29, além da discussão de novas proposições, os participantes elegerão os delegados que estarão representando Ilhéus na próxima Conferência Territorial de Cultura, prevista para acontecer no TMI, nos dias 16 e 17 de outubro, reunindo os 26 municípios do Território Litoral Sul.

O Plano Municipal de Cultura, que uma vez concluído será enviado para ser votado na Câmara de Vereadores, é um importante instrumento de gestão para a ordenação de uma política pública voltada para o setor. “Ele é um documento formal que deve expressar motivações, desejos, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos”, comenta Maurício Corso. “Embora seja elaborado sob a liderança do Poder Executivo, através de seu órgão de cultura e com ampla participação do conselho municipal, o Plano deve servir à comunidade e não aos seus autores oficiais, exigindo, por isso, para a sua construção, o envolvimento e a atuação de todos os segmentos representativos da cultura local”, finaliza Corso.


Abertura - A II Conferência Municipal de Cultura foi aberta oficialmente na noite de sábado (25), no Teatro Municipal de Ilhéus. Além de performances artísticas, o evento contou com palestras proferidas pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, que abordou o tema “Planejando e construindo a nossa cultura”; pela museóloga Ana Cristina Coelho, que falou sobre “Museus, territórios e inclusão sociocultural” e pelo secretário de Cultura de Maracás, Edmar Vieira de Almeida, que discorreu sobre o “Plano Municipal de Cultura: uma experiência de construção coletiva”.

“Após os avanços históricos registrados no campo da cultura e da gestão cultural em Ilhéus, ainda temos alguns desafios que precisam ser vencidos. Consolidar o Fundo Municipal de Cultura já implantado; aprovar a Lei de Incentivo Fiscal; avançar na implantação do Sistema de Informação e Indicadores Culturais; criar o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura e os Sistemas Setoriais, como museus, bibliotecas e patrimônio. Além disso, é fundamental a construção e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, principal foco dos nossos trabalhos, para garantir, dessa forma, a implantação do Sistema Municipal de Cultura”, conclui Maurício Corso. 

Nenhum comentário: