segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ANA MARIA MACHADO É A NOVA PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

A escritora Ana Maria Machado foi eleita presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) em cerimônia realizada quinta-feira (8/12). Ana Maria irá suceder o acadêmico Marcos Vinicios Vilaça e será a segunda mulher a ocupar o cargo desde a criação da ABL. A primeira e última foi Nélida Piñon, em 1997. A presidente eleita toma posse no dia 16 de dezembro.

Ana Maria Machado ocupa, desde 2003, a Cadeira número 1 da ABL. Nascida no Rio de Janeiro, em 1941, é escritora desde 1969, tendo publicado nove romances, além de livros de ensaios. Também é conhecida pela vasta obra dedicada ao público infanto-juvenil. Como jornalista, atuou em veículos como “O Globo”, “Correio da Manhã”, “Jornal do Brasil”, “Realidade”, “IstoÉ”, “Veja” e “Pasquim”.

Ela foi escolhida presidente por unanimidade. De acordo com a assessoria, o sistema é o mesmo todos os anos: os acadêmicos propõem, consensualmente, uma chapa única – como o voto é secreto, porém, há edições em que o resultado do pleito não é unânime.

Em nota oficial, a escritora disse que a nova diretoria dará “continuidade à linha de atividades voltadas para a promoção dos melhores valores da cultura nacional e da língua portuguesa. A dinâmica da Casa será a mesma iniciada pelas gestões anteriores. Independentemente disso, dirigiremos nossa ênfase para duas celebrações em particular: o centenário de morte do Barão do Rio Branco, e a celebração do centenário de nascimento de Jorge Amado”.

Os demais eleitos para compor a diretoria da ABL em 2012 foram Geraldo Holanda Cavalcanti (secretário-geral), Domício Proença Filho (primeiro-secretário), Marco Lucchesi (segundo-secretário) e Evanildo Cavalcante Bechara (tesoureiro).

*Com informações do G1 e da Veja Online

Nenhum comentário: