quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MULHERES EM DOMÍNIO PÚBLICO EM CANTOS NA TERRA DE JORGE


As protagonistas do show

No show “Mulheres em Domínio Público - em Cantos da Terra de Jorge”, quatro intérpretes - Brisa Aziz, Cristiane Passos, Geisa Pena e Tacila Mendes - apresentam releituras de antigas cantigas (de domínio público) que embalavam as mulheres nas lavouras, beiras de rio e mares do sul da Bahia.

Serão duas apresentações em Ilhéus, em praça pública. Dias 21 de janeiro, na praça Pedro Matos (do Teatro, Centro) e no dia 22, na praça da Maramata (Pontal), sempre às 18:30h. Haverá também a gravação de um DVD do show e um bate papo com o público após as apresentações.

O trabalho de releitura foi dividido também entre quatro músicos: o diretor musical e violonista Elielton Cabeça, o baixista Davi Mello, o percussionista Marcelo Xacal e o DJ Danley. A musicalidade do espetáculo aproveita os recursos sonoros atuais, a fim de agradar a um público mais jovem e estimular o seu interesse por essas cantigas.


A pesquisa de campo/repertório contou com a colaboração de Valderez Teixeira, antiga lavadeira, moradora do Salobrinho e também das marisqueiras, moradoras da Juerana, Dona Maria e Dona Dená. As três são pessoas de forte influência na comunidade em que vivem, sendo, praticamente, símbolos da cultura daqueles lugares.

O nome do projeto, forte e intrigante, remete à categoria de música de domínio público na qual se insere esse cancioneiro, além, claro, da presença essencialmente feminina na interpretação. Segundo as cantoras, “este é um trabalho carinhosamente preparado para emocionar o público e que tem o objetivo de contribuir para divulgar e registrar o cancioneiro das trabalhadoras da lavoura cacaueira, lavadeiras e marisqueiras da nossa região”.  

O projeto “Mulheres em Domínio Público” foi selecionado pelo Calendário de Apoio a Projetos Culturais de 2011, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, e financiado pela Secretaria de Cultura da Bahia. Saiba mais em: www.mulheresemdominiopublico.com.br

Nenhum comentário: