Em julho de 2010, a Companhia das
Letras lançou seus primeiros 12 e-books. Foi o início de um projeto que hoje
engloba 200 títulos. Segundo a editora, o número de livros digitais vendidos em
2011 cresceu 1.200% na comparação com o ano anterior.
A Companhia não revela as
quantidades, mas segundo Matinas Suzuki, diretor executivo da casa, o número de
2011 equivale ao volume de livros físicos comercializados pela editora numa
Bienal de São Paulo, que é normalmente um dos eventos do setor que mais gera
vendas. Nessa estatística, há de se levar em conta que os números de 2010
incluem apenas o segundo semestre do ano e que a base de vendas inicial era
muito pequena, o que faz qualquer acréscimo em números absolutos ter mais peso
percentualmente.
No entanto, para Suzuki, há motivos
para encarar os resultados com otimismo. “Se levarmos em conta que ainda não
existe um grande catálogo de e-books e que não há muitos e-readers em
circulação no país, os números são uma surpresa e mostram que as mudanças talvez
venham mais rápido do que estávamos imaginando”, afirma.
Confira abaixo a lista completa dos
dez e-books da editora mais vendidos até agora:
1) Steve Jobs,
a biografia, de Walter Isaacson
2) As
esganadas, de Jô Soares
3) Os
homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson
4) Não há
silêncio que não termine, de Ingrid Betancourt
5) Caim, de
José Saramago
6) O
príncipe, de Maquiavel
7) A menina
que brincava com fogo, de Stieg Larsson
8) A rainha
do castelo de ar, de Stieg Larsson
9) Leite
derramado, de Chico Buarque
10) Os
últimos soldados da guerra fria, de Fernando Moraes
*Com informações do Publishnews
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