sexta-feira, 16 de março de 2012

LEITURA DRAMÁTICA DA PEÇA "A CASA DE SANTINHA" NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

No próximo dia 27 de março, dia mundial do Teatro, a Academia de Letras de Ilhéus promove uma Leitura Dramática da peça “A Casa de Santinha”, do escritor e acadêmico, Pawlo Cidade. A leitura será feita pelos atores Rafael Silva, Andréa Bandeira, Romário Góis, Val Kakau, Laiane Vitória, pela produtora Viviane Siqueira e pelo Contador de Histórias, José Delmo. O espetáculo, que será lançado primeiramente em livro, retrata o período da vida de Maria Bonita, antes de entrar para o cangaço e se tornar a rainha do sertão, ao lado de Virgulino Ferreira, o Lampião.

Para Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, diretor do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, prefaciador da peça, “Pawlo Cidade tem o dom dos alquimistas que percebem a vida de outra forma, compreendem o mundo e vêem as coisas com outro olhar; transformam em realidade, emoções e sentimentos. Assim nasceu “A Casa de Santinha”, sua mais nova obra de ficção, transformando em livro o sonho de nos trazer um pouco da vida de uma das sertanejas mais conhecidas do planeta”. E acrescenta: “O talento de Pawlo Cidade traz para o teatro um recorte ficcional de um momento importante da vida de dois desses maravilhosos protagonistas das sagas nordestinas: A morena da terra do condor, a menina moça que abandonou sua casa, sua família e seu casamento para se tornar uma das Marias mais festejadas e famosas, que enfeitiçou o maior de todos os cangaceiros: O seu homem; Virgulino Lampião”.

A peça mostra uma outra Maria, “uma menina doce e sonhadora, vivendo a desilusão de um casamento infeliz e a euforia da descoberta de uma nova e misteriosa vida a partir de um grande e devastador amor, um dos maiores que o sertão já conheceu.” A produção é da Mondrongo, editora do Teatro Popular de Ilhéus, sob a editoração de Gustavo Felicíssimo.

Quando? 27 de março de 2012.
A que horas? 19h.
Local? Academia de Letras de Ilhéus, Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39.

Nenhum comentário: