quinta-feira, 17 de maio de 2012

FUNDO DA UNESCO PARA DIVERSIDADE CULTURAL RECEBE PROPOSTAS DE FINANCIAMENTO



Organizações não governamentais nacionais que atuem na área da cultura, grupos vulneráveis ou minoritários e órgãos governamentais podem encaminhar pedidos de financiamento para projetos ou programas por eles desenvolvidos para o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, mantido pelaOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Serão disponibilizados até US$ 100 mil para cada projeto.

As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de maio, para a Comissão Nacional Brasileira para a UNESCO. Os projetos passarão por uma pré-seleção realizada em conjunto pela comissão brasileira e pelo Ministério da Cultura – MinC, a partir da qual quatro propostas brasileiras – duas apresentadas por órgãos governamentais e duas por ONGs – serão encaminhadas à sede da UNESCO. Os pedidos serão avaliados por um painel de seis especialistas nomeados pelo Comitê Intergovernamental da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, formado por 24 países, do qual o Brasil faz parte.

O formulário de inscrição está disponível nesta página e deve ser preenchido em inglês ou francês. A ficha deve ser enviada para Comissão Nacional Brasileira para a UNESCO, Divisão de Acordos e Assuntos Multilaterais Culturais (DAMC) – Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Bloco H, Brasília – DF – Brasil, CEP 70.170-900.

Criado a partir da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005, o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, por meio de programas que fortaleçam as políticas e instituições culturais e protejam as expressões de cultura em risco de extinção.

Nenhum comentário: