quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HOJE E AMANHÃ TEM O RETRATO DE DORIAN GRAY COM ROBERTO CORDOVANI


O espetáculo O Retrato de Dorian Gray, da Companhia Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre, hoje com sede na Espanha, será apresentado dias 30 e 31 de agosto (quinta e sexta-feira), às 21 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus.

O Retrato de Dorian Gray teve uma primeira montagem pela companhia há cerca de 20 anos no Brasil, onde a cia. foi fundada, passando por uma repaginada e estreando novamente no início de 2012 na Galicia, Espanha, com apresentações também em Santiago de Compostela e Portugal. Para esta reestreia, o espetáculo ganhou tecnologia, com novos efeitos especiais, e novas coreografias.

Esta montagem já foi premiada na Europa. Na Galicia, foi eleita o Melhor cenário, de autoria do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx; Melhor ator de Londres, Madrid, Santiago de Compostela e do Festival Internacional de Teatro de Edimburgo na Escócia para Roberto Cordovani. Os 35 trajes exclusivos, que ao longo de 1h40min de espetáculo são utilizados por 4 atores, foi elaborado por Conrado Segreto, um dos grandes mitos da moda brasileira.

Vigoroso e contra a moral burguesa da sua época, O Retrato de Dorian Gray é uma das obras primas de Oscar Wilde. Uma das mais célebres histórias da literatura inglesa. Seu êxito permanente se prende não só na originalidade da sua trama como também nas ideias estéticas e ao estilo brilhante do seu refinado autor. A obra se revela atual e rica de conteúdo, envolvendo a busca da perfeita realização sexual e a afirmação de uma arte que vale por si mesma. A espantosa história de um homem que se mantém jovem enquanto o seu retrato envelhece, mostrando sinais da sua degradação física e moral.

No elenco, além de Bruno Portela, Ramon Cabrer e Cristina Collazo, está Roberto Cordovani (que também assina a direção), ator, autor do livro “O Teatro Brasileiro na Galiza”, publicado pelo Departamento de Galego-Português, Francês e Linguística da Universidade da Coruña, co-proprietário do Teatro Arte Livre, em Vigo (Galiza), produtor teatral e diretor. Premiado com o espetáculo “Olhares de Perfil (o mito de Greta Garbo)” no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) e como melhor ator protagonista no Carrefour de L´Europe (França 1988), Charrington London Fringe Awards (Inglaterra 1988) e no Prêmio da Mostra Internacional do Festival de Outono de Madri (Espanha 1994). Com Eva Perón, o espetáculo, recebeu o Prêmio Compostela de Teatro de mesma categoria em 1995, na Espanha. Cordovani soma em sua carreira artística, um total de 35 produções em 11 países, 515 cidades, com aproximadamente 5.850 representações.

ASCOM/FUNDACI
O quê: Espetáculo de Dorian Gray
Quando: 30 e 31/08/12
Horário: 21 horas
Local: Teatro Municipal de Ilhéus
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)

Nenhum comentário: