segunda-feira, 27 de agosto de 2012

IMPROVISO OXENTE DE TERÇA DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA


           
O Improviso, Oxente! desta terça-feira (28) terá como assunto das discussões “Sistema Municipal de Cultura e seus instrumentos”. Os debates serão conduzidos a partir as colocações do assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, que apresentará o Plano Municipal de Cultura e do diretor do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), Romualdo Lisboa. O encontro é aberto ao público e acontece a partir das 19 horas, na Casa dos Artistas.      
            
        Esta edição do Improviso, Oxente! tem como tema geral: “A cidade é movida pela cultura”. Em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) convida toda sociedade para discutir projetos para diversos setores do município. Na semana passada, o assunto foi: “Ações locais para saúde”, tendo como especialista convidada a médica e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Melo. 

Antes da fala da convidada, a diretora administrativa do Instituto Nossa Ilhéus, Morgana Krieger, apresentou os indicadores da saúde da cidade. Em 54% dos índices de saúde pesquisados pela instituição, Ilhéus ocupa a pior colocação. Entre os 28 municípios do mesmo porte levantados, Ilhéus ocupa a última posição em mortalidade infantil, sendo 24 a cada mil nascimentos. O ideal seria de até 10 mortes em mil.

Adélia Melo iniciou sua fala parabenizando a iniciativa do espaço de discussão. Ela explicou que a saúde é um direito constitucional do cidadão e que poucos países dispõem de um sistema único de saúde. “O SUS, com todos os seus percalços, é um grande ganho para a sociedade. O indivíduo pode ascender no sistema, de acordo com a complexidade do seu problema”, declarou. Ela ainda ressaltou que a grande mídia divulga apenas as mazelas do SUS. “Se funcionasse bem, as clínicas particulares fechariam. E isso não é o interesse dos poderosos", disse.

A médica ainda lembrou que, para que a sociedade tenha uma melhor qualidade de vida, é essencial associar saúde e educação. Em seu ponto de vista, é preciso que sejam disponibilizados cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para oferecer capacitação para profissionais e população em geral.

Esta edição do Improviso, Oxente! termina em setembro. As propostas abordadas serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI, e será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo.

Nenhum comentário: