sábado, 8 de setembro de 2012

ARTISTA PLÁSTICA JANE HILDA IRÁ EXPOR EM PARIS



Indicada pela Comissária de Exposições e Salões de Arte na Europa, Heloiza de Aquino Azevedo, a artista plástica Jane Hilda Badaró, participa de 19 a 21 de outubro próximo, do Salão Internacional de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris. Ela estará expondo pinturas produzidas entre junho de 2011 e setembro de 2012, sendo algumas da série que pintou em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado, e outras que contemplam  momentos de sua criação cuja temática tem um cunho mais espiritualizado- “pois refletem impressões e sentimentos do meu espírito”, diz..

Advogada, Mestre em Direito, Professora universitária vinculada ao Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, e com incursões na imprensa regional por 10( dez) anos, a artista Jane Hilda Badaró tem uma história incomum, visto que, embora tenha “ensaiado” iniciar a carreira artística nos anos 80 e em 2000/2001, somente no ano passado, às vésperas de completar 50 anos, é que este sonho pessoal se tornou realidade. Nos últimos dezesseis (16) meses produziu mais de 90 telas, e desde setembro do ano passado expõe seus quadros, ininterruptamente, nos mais diversos espaços culturas de Ilhéus.

Sua arte é pura, genuína. Autodidata, costuma dizer que faz uma arte em estado bruto para temas bem delicados. Usa cores fortes e vibrantes, traços primitivos e estilo figurativo. Segundo o poeta Gustavo Felicíssimo, “Jane possui uma pincelada transcendental e refletora de uma visão espiritualista de mundo. Ela é firme e decidida, mas nessa atitude o que impera é a leveza. O resultado são quadros que denotam uma característica peculiar, muito própria da artista, causando grande impacto no apreciador de artes plásticas e interesse de especialistas”.



Desde que começou a pintar, Jane Hilda utiliza das redes sociais para divulgar seu trabalho, participando de vários grupos nacionais e internacional de artes, o que lhe tem rendido convites para expor em outras cidades brasileiras, e fora do país. Assim é que, mesmo antes de ter saído de Ilhéus, do Brasil, sua arte já vem rompendo fronteiras, como se constata, por exemplo, com uma exposição virtual (link: http://youtu.be/lgaqXTPUQv4), que recebeu de presente, postado no YouTube, realizado na Slovakia, pela SOLITARTGALLERY, com DESIGN & GRAPHICS TIBOR KOMANICKÝ, já com mais de 1500 acessos.

Também foi deste modo, virtual, que Heloiza de Aquino Azevedo chegou ao trabalho artístico de Jane Hilda.  Produtora Cultural laureada pela Academie des Arts, Sciences et Lettres de Paris, Comissária de Exposições e Salões de Artes da Europa, Heloiza, brasileira residente em Paris, realiza promoção da arte brasileira na Europa, de modo que os profissionais e novos talentos possam expor diretamente em coletivas e salões de arte na França e em outros países com tradição artística reconhecida internacionalmente, quando então suas obras e suas trajetórias  se tornam  ainda mais apreciadas e valorizadas.

Neste contexto, a artista grapiúna Jane Hilda diz que, “participar do Salão Internacional de Arte Contemporânea - evento que é realizado anualmente com a participação de artistas de vários países- vem me proporcionar uma experiência cultural muito rica pela chance de conhecer trabalhos que apresentam técnicas e temas diversificados, além da possibilidade de contato com um público alvo interessado em arte. Vivenciar esta diversidade artística, apresentada no coração de Paris, significa para mim, a oportunidade de inserção na coletividade artística internacional de qualidade.”



Nenhum comentário: