quinta-feira, 6 de junho de 2013

FUNCEB ITINERANTE 2013 mobilizou 400 pessoas de 32 cidades


A viagem começou em 19 de maio e se encerrou em 1º de junho. Foram cerca de 3 mil quilômetros rodados nas estradas da Bahia, para uma circulação que promoveu encontros em sete cidades: Valença, no território do Baixo Sul; Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; Itapetinga, no Médio Sudoeste; Macaúbas, na Bacia do Paramirim; Jacobina, no Piemonte da Diamantina; Paulo Afonso, no território de Itaparica BA/PE; e Serrinha, no Sisal. Assim, a equipe gestora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), realizou a 3ª edição do FUNCEB ITINERANTE, que objetiva estabelecer contato com realidades distintas do estado para a concepção das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. No total, 400 cidadãos da Bahia, oriundos de 32 diferentes municípios, compareceram aos eventos e compartilharam suas experiências, demandas e sugestões. Gestores municipais, dentre prefeitos, secretários, dirigentes de Cultura e vereadores, também marcaram presença.

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros visam a estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia. Neste sentido, também atua na divulgação da produção artística local, através da cobertura das atividades e do diagnóstico daquilo que se encontra em cada região. Todos os registros foram compartilhados no blog do FUNCEB ITINERANTE:

Entre as pautas mais discutidas, destacaram-se o Sistema Estadual de Cultura; as atribuições distintas e necessárias dos poderes municipal, estadual e federal, bem como as responsabilidades da sociedade civil; políticas culturais de Estado, para além de governos e gestores, que garantam a continuidade de projetos essenciais, tendo a Lei Orgânica da Cultura da Bahia como fundamento; a demanda por formação e qualificação; a necessidade de capacitação de agentes para elaboração de projetos culturais; pleitos pela territorialização de projetos e concursos, bem como desburocratização de processos.
Em todos os encontros, o turno vespertino foi reservado para uma apresentação dos mecanismos de apoio promovidos pela FUNCEB/SecultBA, com oportunidade de os participantes terem orientações e tirarem dúvidas sobre eles, seguida de formação de grupos setoriais, para discussões específicas sobre as demandas de cada área, conduzidos pelos coordenadores das linguagens.



ITINERÂNCIA – O primeiro encontro aconteceu no dia 20 de maio, no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, representando o Território do Baixo Sul da Bahia. Cerca de 40 pessoas compareceram ao evento, não apenas da cidade visitada, mas ainda de Cairu, também do Baixo Sul; Ibirapintanga, do Litoral Sul; e Cruz das Almas, do Recôncavo. O evento foi aberto com uma performance poética do artista local Adriano Pereira, ator e produtor, que declamou o poema Ocupação Cultural, de Maria Cláudia Rodrigues.
A segunda reunião do FUNCEB ITINERANTE 2013, em 22 de maio, reuniu mais de 60 pessoas no Centro de Cultura de Porto Seguro, no Território da Costa do Descobrimento, que foi também representado por artistas que vieram dos municípios de Eunápolis, Itabela, Itagimirim e Santa Cruz Cabrália. Ainda havia cidadãos oriundos do Território do Extremo Sul da Bahia, que viajaram de Alcobaça e Teixeira de Freitas para estar no evento. No encerramento, artistas circenses presentearam a plateia: no palco do Centro, Chacoalha fez número de malabares e os irmãos Fakel – Rafael e Robson – apresentaram duo acrobático.
A passagem pelo Território de Identidade do Médio Sudoeste aconteceu na cidade de Itapetinga, na Escola Alfredo Dutra, em 24 de maio. Um grupo de cerca de 30 pessoas representou a produção artístico-cultural da região, com cidadãos da própria Itapetinga e das cidades de Iguaí e Itambé, também do Médio Sudoeste, e de Vitória da Conquista, do território de mesmo nome. O início do encontro foi abrilhantado com apresentação do coral da terceira idade do projeto Espalhando Artes, da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, sob regência de Leniza Souza Santos, que, no encerramento, retornou com a sua Orquestra Jovem.


O quarto encontro foi Macaúbas, na Bacia do Paramirim, em 26 de maio, na Fundação Assistencial de Macaúbas (FAMAC). Cerca de 30 pessoas compareceram à reunião, que foi finalizada com jovens dançarinos da cidade, que apresentaram números de dança urbana no palco da FAMAC: o grupo Xeque-Mate, com três garotos, dançou freestyle ao som de música eletrônica, e o Six Pop fez uma releitura de Thriller, de Michael Jackson. Estes adolescentes tiveram, neste dia, o primeiro contato com o universo da gestão pública cultural e foram orientados sobre como se organizar, estabelecer uma continuidade e qualificação de seus trabalhos.

O município de Jacobina foi a sede do quinto encontro, representando o Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, em 28 de maio, no Centro Cultural de Jacobina. Mais de 130 cidadãos da região estiveram presentes, um recorde de mobilização dos três anos do projeto – e não apenas com pessoas da própria cidade, como também de Caem, Umburanas e Várzea Nova, do próprio Território, além de Barra do Mendes, Ibititá e São Gabriel, do Território de Irecê; Barra da Estiva, da Chapada Diamantina; e até mesmo de Feira de Santana, do Portal do Sertão, e Serrinha, do Sisal. Na abertura, foram feitas apresentações da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro e da Orquestra Jacobina Arte de Tocar (OJA). No encerramento, diversas manifestações culturais, com dança, música e poesia, como o violeiro Seu Gambiarra, tocando chula, e a dançarina Edna Moreira, em número de dança afro.

O penúltimo encontro foi realizado no Território de Identidade de Itaparica BA/PE, representando pela cidade de Paulo Afonso, em 30 de maio, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes para o diálogo com a equipe gestora da FUNCEB. O encerramento do encontro foi brindado por belas apresentações. Primeiro, do poeta Fernando, que recitou poema sobre a cultura popular. Depois, Luan Almeida interpretou Das Vantagens de Ser Bobo, de Clarice Lispector. O ator João Bosco arrancou risadas com o personagem Seu Joaquim. Por fim, os grupos Igor Gnomo Group e Percussiclando trouxeram sua música, tão baiana quanto contemporânea.
Fechando o FUNCEB ITINERANTE 2013, no dia 1º de junho, a cidade de Serrinha recebeu cerca de 40 artistas locais e oriundos das cidades de Biritinga, Conceição do Coité, Queimadas e Tucano, também pertencentes ao Território de Identidade do Sisal, além de Água Fria e Feira de Santana, do Portal do Sertão, na sede da Filarmônica 30 de Junho. Antes de a reunião começar, a banda anfitriã, a Filarmônica 30 de Junho, fez uma apresentação, executando canções da música popular brasileira. O encerramento do encontro foi marcado com mais música, desta vez com a Orquestra de Cordas Lira de Ouro, com jovens músicos sob a regência de Vinícius Batista.

FUNCEB ITINERANTE 2013
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
Apoio: Prefeituras de Valença, Porto Seguro, Itapetinga, Macaúbas, Jacobina, Paulo Afonso e Serrinha/ Diretoria de Espaços Culturais/ SUDECULT/ Educadora/ TVE
Fotos: Alex Oliveira


Nenhum comentário: