segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NOSSA HOMENAGEM AO CRIADOR DO DENDIESEL


Faleceu em Ilhéus, na manhã desse domingo (25), vitimado por um infarto fulminante, o engenheiro químico Hernani Sá. Ele ficou conhecido por ter sido o idealizador do projeto do dendê diesel, que se utilizava do óleo extraído do pequeno coco, para a fabricação de um combustível mais limpo e menos agressivo ao meio-ambiente.

Com atuação destacada na Ceplac e em outros órgãos federais, Hernani Sá era conhecido pela grande inteligência e senso crítico, e também pelo amor à Ilhéus.

Ainda estudante, Hernani Sá colaborou em pesquisa de materiais radioativos das areias monazíticas brasileiras, na Escola de Engenharia da Universidade federal da Bahia. Após sua formatura ingressou na CEPLAC (1967) e em seguida, aprovado em concurso nacional para engenheiros, ingressou na PETROBRAS. Modificou e inventou equipamentos visando substituir importações e melhorar a eficiência de manutenção de poços de petróleo. Aprendeu sobre combustíveis e conscientizou-se da gravidade da dependência de um recurso cartelizado e manipulado por grupos poderosos nacionais e internacionais (PETRÓLEO).

Após o 1º choque do petróleo (1973) HERNANI SÁ foi trabalhar no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), tendo em vista a busca de substitutos nacionais para os derivados de petróleo, que tiveram seus preços, assustadoramente aumentados com a criação da OPEP, desequilibrando a economia mundial.

Foi, como chefe do GRUPO DE ENGENHARIA DA FUNDAÇÃO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL (FTI) / INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA (INT), responsável pelo “Levantamento das Necessidades Atuais e Futuras da Substituição de Matérias Primas e Insumos Básicos de origem fóssil (petróleo e carvão mineral) por produtos Naturais Renováveis", que identificou os óleos vegetais como a melhor alternativa para a substituição dos derivados do petróleo.

Nenhum comentário: