sexta-feira, 25 de outubro de 2013

I ENCONTRO SETORIAL DE CULTURA CONSOLIDA COLEGIADOS EM ITABUNA


O I Encontro Itabunense dos Colegiados Setoriais de Cultura, organizado pelo   Grupo de Trabalho para acompanhamento do Plano de Ações Estratégicas do Município de Itabuna, com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), consolidou a organização de seis colegiados setoriais, que já entregaram seus regimentos internos: Audiovisual, Literatura, Artesanato, Culturas Populares e Identitárias, Artes Cênicas e Culturas Afro-brasileiras. Os setores que ainda não formaram seus colegiados são: Artes Visuais e Design, Música, Comunicação Social e Meio Ambiente.

Outra resolução do encontro, realizado no Colégio da Ação Fraternal de Itabuna (AFI) no dia 19, foi a indicação da Comissão Provisória para elaboração da Minuta do Projeto de Reforma da Lei nº 1.577 de 1992 do Conselho Municipal de Cultura de Itabuna. A Minuta será apresentada no dia 29 de novembro, as 17 horas, em reunião com as representações setoriais na sede da FICC. Ficou decidido ainda que os quatro colegiados não organizados terão até esta data para entregar seus regimentos.

De acordo com uma das organizadoras do encontro, Genny Xavier (FICC), Itabuna é uma cidade rica em manifestações culturais e produção artística. Estes seguimentos precisam entender que a consolidação destas conquistas nos coletivos de participação da sociedade civil garantem intervenção e conquistas importantes nas políticas voltadas para a cultura.

Genny adianta que o trabalho já realizado até aqui não é uma ação isolada do poder público, ao contrário, é fruto de um trabalho que as representações da sociedade civil, com o apoio da FICC, vem realizando desde o ano passado no Fórum Itabunense de Cultura e nas reuniões semanais com o Grupo de Trabalho para acompanhamento do Plano de Ações Estratégicas do Município, indicado em plenária na III Conferência Municipal de Cultura de Itabuna, em julho deste ano. 

O Representante setorial de Cultura Afro-Brasileira, Lula Dantas, parabenizou a FICC por respeitar as normativas do Ministério da Cultura e da Lei do Sistema Nacional de Cultura. Lula explicou que era inadmissível o poder público indicar os membros do conselho. “É importante que os colegiados sejam legítimos para propor mudanças nas políticas culturais de forma contínua, independentemente do gestor ou da gestão”.
_____________________________________________
Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC
Assessoria de Comunicação

25 de Outubro de 2013.

Nenhum comentário: