domingo, 20 de outubro de 2013

O SANTO DE MÁRMORE NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS


"O título do livro foi inspirado na poesia homônima do professor de História, J.C.G.S, publicado em agosto de 1987, no jornal Diário da Tarde, em Ilhéus/BA. Para aqueles que não souberam dos episódios que se desencadearam nas semanas que antecederam a greve estudantil do IME, em 1987, e os dias que se seguiram durante o movimento grevista, uma boa leitura. Para os que vivenciaram, passo a passo, os fatos, deixem perto deste livro um lenço. Ele lhe será útil," descreve Pawlo Cidade em seu mais novo lançamento literário O Santo de Mármore, romance que será lançado em Ilhéus no mês vindouro pela mais nova editora grapiúna A5.
A obra, baseada em fatos reais, reúne ficção e realidade numa trama que tem como pano de fundo, a situação política e econômica do País no final dos anos 80. Retrata, com fidelidade, o que levou um grupo de estudantes do IME a entrar em greve pela readmissão imediata de quatro professores que foram demitidos por promoverem ações político-partidárias no interior do estabelecimento.
Trecho do livro:
Os mais despudorados, os diz-que-diz e os que não presenciaram o espetáculo da estudante de Magistério, ao ouvirem a passagem “é preferível que em um grande incêndio, toda cidade desapareça,” saíram comentando que os estudantes do IME provocariam a maior destruição da história de Ilhéus. E tudo começaria pelo Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura Municipal. O que os tolos sequer imaginaram foi que venceríamos uma luta para entrar na história ou seríamos derrotados para ser esquecidos. 


O QUÊ? Lançamento do livro O Santo de Mármore
QUANDO? Dia 15 de novembro de 2013
ONDE? Academia de Letras de Ilhéus
QUE HORAS? 18:00 horas
QUANTO? R$ 30,00

Nenhum comentário: