Os Ministérios da Cultura e Educação
já selecionaram 4.459 Projetos de Atividades Culturais para serem desenvolvidos
nas 5 mil escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio habilitadas
para participarem do Projeto Mais Culturas nas Escolas em 2014. As escolas
selecionadas integram os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador - do
Ministério da Educação.
Os projetos selecionados foram
encaminhados à Secretaria de Educação Básica e ao Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (MEC) - órgãos do Ministério da Educação
responsáveis pelo pagamento dos projetos que serão desenvolvidos nas escolas -
e aguardam cronograma de pagamento para início das atividades.
O processo de seleção está na sua
etapa final e, no dia 09 de maio, serão divulgados os últimos 541 projetos que
serão desenvolvidos em escolas dos estados de Goiás, Santa Catarina, Mato
Grosso do Sul, Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, totalizando
os 5 mil projetos selecionados para participarem do Programa.
O Programa Mais Cultura nas
Escolas, uma parceria dos Ministérios da Cultura e da Educação, tem
investimento de R$ 100 milhões em sua primeira etapa e cada projeto selecionado
receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para desenvolver as atividades culturais,
que devem ser iniciadas, em razão da copa do mundo, no início do segundo
semestre de 2014.
Os recursos, que serão repassados
diretamente às escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do
Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE), deverão ser
investidos na contratação de serviços culturais relacionados às
atividades artísticas e pedagógicas.
O valor é calculado conforme o
número de alunos matriculados na escola e o recurso deverá ser investido
na contratação de serviços culturais relacionados às atividades
artísticas e pedagógicas, que poderão acontecer dentro ou fora da escola -
durante o ano letivo, por no mínimo 6 meses.
O Mais Cultura Nas Escolas pretende
potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do
acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade
cultural brasileira à educação integral.
Texto: Heli Espíndola/ Ascom/ SPC/ MinC
Publicação: Ascom / MinC
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