quinta-feira, 10 de julho de 2014

DRAMATURGIA E PROJETOS EM DEBATE

Itabuna-Bahia

Produtores culturais, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores, grupos e companhias de teatro que residem nas cidades de Valença, Itabuna, Porto Seguro e Municípios circunvizinhos estarão participando do Seminário Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade.
A primeira edição do seminário ocorreu em Ilhéus, no ano passado, com a participação de quase 35 grupos de teatro. O encontro resultou numa carta com várias proposições e diretrizes para a construção do Plano Setorial de Teatro na Bahia. Desta vez, na segunda edição, a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, dividido em dois momentos, Sérgio Farias e Pawlo Cidade. O primeiro apresenta a palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade” e o segundo “O que é mais importante a ideia ou o projeto?”
O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.
O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro, sempre das 14 às 18 horas.
O apoio financeiro é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, através do Calendário das Artes e promovido pela Associação Comunidade Tia Marita com apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Universidade Estadual de Santa Cruz e Convention Bureau. As inscrições poderão ser feitas no dia do encontro ou pela internet no blog:

Nenhum comentário: