sábado, 27 de junho de 2015

BOA NOTÍCIA: EM JULHO SAI A SEGUNDA PARCELA DO MAIS CULTURA NAS ESCOLAS


MINISTÉRIO DA CULTURA
Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural – SEFAC*
Diretoria de Políticas de Cultura e Educação
Coordenação-Geral de Cultura e Territórios Educativos

COMUNICADO


O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural – SEFAC, comunica às secretarias de educação, escolas públicas brasileiras e iniciativas culturais parceiras integradas ao Programa Mais Cultura nas Escolas que o pagamento da segunda parcela para desenvolvimento das atividades do programa deverá ocorrer no mês de julho de 2015. A decisão foi anunciada após reunião entre os secretários-executivos do MinC e do MEC.

O pagamento da segunda parcela, atribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, faz parte do processo de repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e suas ações agregadas. Alguns programas, como o Mais Educação, já estão recebendo os recursos por meio de suas UEx.

Com a sinalização positiva para o pagamento, orientamos as escolas e iniciativas culturais, cujas atividades se encontram paralisadas em virtude da falta de recursos, que, a partir do recebimento da segunda parcela, readequem o cronograma para a conclusão das ações previstas no Plano de Atividade Cultural. Lembramos que todas as alterações nos Planos devem ser aprovadas pelo conselho escolar e registradas em ata.

O Ministério da Cultura aproveita para esclarecer publicamente que todas as medidas necessárias para a garantia da ação foram tomadas, especialmente na articulação com o Ministério da Educação e o FNDE. Estamos cientes dos inconvenientes causados aos processos culturais em curso nas escolas e comunidades e que tal situação afetou diretamente artistas e grupos culturais, estudantes e gestores.

O Programa Mais Cultura nas Escolas centrará esforços para que as dificuldades identificadas nesta primeira edição do programa sejam superadas na próxima edição, a fim de tornar a educação de milhões de crianças e jovens de todo Brasil uma prática de reconhecimento e pertencimento necessários para a formação cidadã, a partir da aproximação das práticas pedagógicas das escolas públicas com as expressões culturais dos diferentes territórios do país.

Para levantar informações e diagnósticos que permitam a melhoria e reabertura do Mais Cultura nas Escolas em 2016, estão sendo desenvolvidas ações para monitoramento das atividades do Programa, como a realização de rodas de conversa com os comitês territoriais de Educação Integral já constituídos nos estados e a visitação em escolas de todas as regiões.

Informamos ainda que, em breve, estará disponível na plataforma do SIMEC (http://simec.mec.gov.br/) a parte II do Monitoramento, espaço de registro de informações pedagógicas, técnicas e orçamentárias acerca do Programa Mais Cultura nas Escolas, para preenchimento conjunto das escolas e iniciativas culturais parceiras.

Agradecemos o empenho de todos os artistas, gestores, professores, estudantes e comunidades integrados no Programa Mais Cultura nas Escolas, por acreditarem e fazerem parte dessa mudança paradigmática nos processos formativos e pedagógicos da escola pública brasileira.

Envie seus relatos, dúvidas, sugestões e reclamações pelo e-mail:


6 comentários:

Gilberto Bahia disse...

Gostaria de saber de julho e de que ano que será pago esta segunda parcela??? Já estamos finalizando agosto e até agora behum sinal deste recurso. Já faz mais de um ano que foi passado a primeira parcela. Sou munitor e tive ainfelicidade de priorizar a compra dos mareriais didáticos e fisicos das aulas deixando pra receber os honorários na segunda parcela...e aqui estou a um ano esperando. No minimo uma tremenda falta de respeito.

Gilberto Bahia disse...

Gostaria de saber de julho e de que ano que será pago esta segunda parcela??? Já estamos finalizando agosto e até agora behum sinal deste recurso. Já faz mais de um ano que foi passado a primeira parcela. Sou munitor e tive ainfelicidade de priorizar a compra dos mareriais didáticos e fisicos das aulas deixando pra receber os honorários na segunda parcela...e aqui estou a um ano esperando. No minimo uma tremenda falta de respeito.

Assessoria de Comunicação disse...

Parceiro, nós também estamos no mesmo barco. Fomos proponentes de 3 projetos e até agora nada. Estamos cobrando. Envia e-mail para lá também. Assim que tiver resposta iremos publicar aqui. Obrigado por nos acompanhar. Pawlo Cidade/Diretor Artístico.

Contato do programa: maisculturanasescolas@cultura.gov.br

Anônimo disse...

E até hoje nada!

Unknown disse...

Nada ainda....

LUCINEIA disse...

Está dificil de acreditar que tal recurso será liberado às unidades escolares ainda este ano. É inaceitavel que o Mec trate com tal desrespeito as escolas com todos seus atores (alunos, professores, comunidade) lançando um projeto que foi abraçado, planejado mas não teve recurso suficiente para ser desenvolvido. Parafraseando um jornalista: É UMA VERGONHA!!!!