quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CONSELHO DE CULTURA CRIA COMISSÃO PARA ACOMPANHAR AS OBRAS DE REFORMA DO TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS

Assembleia extraordinária no dia 12 de agosto de 2015

Na assembleia extraordinária do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada no último dia 12 de agosto, quarta-feira, que teve como pontos de pauta a posse da nova diretoria e as obras de reforma do Teatro Municipal de Ilhéus, há dois anos e oito meses fechado foi criada uma comissão de acompanhamento  da reforma que ainda não tem prazo de conclusão. 

A comissão foi formada por Djalma Fernandes, Janete Lainha, Anarleide Menezes, Gilsoney Rodrigues e Pawlo Cidade. A presidência da comissão ficou a cargo da museóloga e professora Anarleide Menezes. A partir de agora eles irão acompanhar o andamento das obras, submeter o laudo técnico que determinou a interdição do Teatro ao Corpo de Bombeiros e o CREA e apresentar um relatório na próxima assembleia ordinária prevista para o dia 26 deste mês.

Segundo o representante da Secretaria de Cultura do Município, Marinho Rodrigues, a primeira parcela dos recursos destinados à reforma estão sendo utilizados na infraestrutura, a exemplo do forro, telhado, paredes e construção de uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e a segunda parte que ainda não está disponível será para a compra de equipamentos, já que os atuais estão obsoletos.

Para Pawlo Cidade, membro da câmara setorial de Teatro e Literatura que deixa o cargo de presidente do Conselho nesta segunda-feira, quando haverá a posse do novo presidente na Academia de Letras de Ilhéus, a partir das 18h30, o CMC vem cobrando celeridade nas obras do Teatro e solicitando explicações do governo pela demora da entrega. Além do mais a gente - entre outras funções - o papel de fiscalizar os espaços públicos de cultura e dar uma resposta à sociedade. 

O Teatro Municipal de Ilhéus foi construído em 1932. Com o tempo, o prédio não resistiu e desabou. Em 1986, ele foi reconstruído e entregue aos ilheenses no dia 10 de julho, tornando-se palco de espetáculos nacionais, internacionais, regionais e locais, revelando um grande número de artistas pelo país.

Nenhum comentário: