quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO ANUNCIA QUE SÓ REALIZARÁ A VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA EM 2017

Comunicado: VI Conferência Estadual de Cultura 

A cada dois anos, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) incentiva, promove e realiza as conferências de cultura, compreendidas como espaços destinados ao encontro entre governo e sociedade civil, com o objetivo de debater e decidir o que deve ser prioridade nas políticas públicas nos próximos anos, em um processo de construção conjunta nos níveis municipal, territorial e estadual. Política prioritária da SecultBA, a Conferência Estadual de Cultura está prevista na Lei Orgânica de Cultura, como instância de consulta, participação e controle social do Sistema Estadual de Cultura. 

O cenário de dificuldades orçamentárias em 2015 implica, neste momento, na necessidade de adiamento da realização das conferências. A previsão é de que essa importante instância de democratização das políticas culturais seja realizada em 2017. Como a territorialização é uma das diretrizes que norteiam a atuação desta Secretaria, realizaremos, ainda neste ano, o evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, que visa implementar Colegiados de Gestão Participativa nos Centros de Cultura e as câmara temáticas de cultura nos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável – CODETERs. 

A primeira atividade acontecerá em Valença, no território de identidade Baixo Sul, no dia 21 de agosto, de 8h30 às 18h, no Centro de Cultura Olívia Barradas, espaço cultural administrado pela SecultBA. Até o final do semestre, mais três territórios serão contemplados: Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Norte, nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Alagoinhas, respectivamente. 

Para continuar proporcionando formação e a ação das redes de cultura do Estado realizaremos, em dezembro, o Encontro de Gestão e Políticas Culturais. Integrarão esse encontro o VIII Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, o III Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura, o III Fórum Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro – CEP: 40020-010 – Salvador, Bahia www.cultura.ba.gov.br – ascom@cultura.ba.gov.br - http://twitter.com/SecultBA - www.facebook.com/secultba - www.flickr.com/photos/secultba Telefones: 71 – 3103-3400 e 3103-3442 de Legisladores Culturais da Bahia, I Fórum dos Gestores Sociais da Cultura e I Fórum de Espaços Culturais, através de nossa Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura. 

A SecultBA reitera o seu compromisso em viabilizar o desenvolvimento da cultura de nosso Estado em toda sua diversidade e pluralidade, através de políticas culturais democráticas e transparentes. 13.08.2015 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | ASCOM SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA 
71 3103 3412/ 3442 | ascom@cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário: