quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CENSO DAS CULTURAS NEGRAS SERÁ REALIZADO EM ILHÉUS

Grupo Dilazenze/Ilhéus - Foto: Arquivo
No dia 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, uma equipe da Fundação Palmares estará em Ilhéus para realizar o CENSO DAS CULTURAS NEGRAS. O projeto é resultado de uma cooperação entre a Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A implantação da plataforma responde à Meta Nº 3 do Plano Nacional de Cultura, quanto ao mapeamento das expressões culturais no país. A proposta é que a ferramenta contribua com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) na implementação e acompanhamento das metas do Plano.
Construir uma plataforma georreferenciada com informações sobre as manifestações culturais negras brasileiras. Esse é o objetivo do Sistema Palmares de Informação, que foi lançado no início do semestre em Cachoeira/BA.

Maculelê, bumba-meu-boi, samba de roda e outras expressões da cultura afro-brasileira terão seus aspectos apresentados e popularizados por meio de uma ferramenta oficial na internet.

A plataforma - O Sistema utiliza a tecnologia do Google Earth. Ao acessá-lo, o internauta poderá realizar a busca por localidade ou por manifestação. Além de arquivos imagéticos, sonoros e audiovisuais de cada expressão cultural ele poderá obter dados como o calendário de festas, histórico, perfil dos participantes e indumentárias de cada uma delas. Outras possibilidades serão informações técnicas sobre a estruturação dos cortejos e das bandas musicais, por exemplo.

O  Sistema Palmares de Informação será implementado em diferentes etapas. Na primeira estão a construção da plataforma digital, a realização do censo cultural das manifestações afro-brasileiras nos estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão e a produção do livro-arte com as manifestações dos 170 municípios recenseados. Para a efetivação do projeto, a UFRB atuará em  parcerias com as Universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

SERVIÇO

O QUÊ? Censo das Culturas Negras
QUANDO? 30 de novembro, 1, 2 de dezembro de 2015
ONDE? Ilhéus

INFORMAÇÕES? 
Sara Oliveira (71) 991881012/ (75) 998398191 ou na 
Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (73) 3231.7531

Nenhum comentário: