quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MinC PARTICIPA DE ENCONTRO DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS


Terra natal de Virgulino Ferreira, o famoso cangaceiro Lampião, a cidade de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, será sede, até a próxima sexta-feira (27), do 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. O encontro é realizado pela prefeitura de Serra Talhada, com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 

Durante o evento, o MinC promoverá diversas atividades, como o encontro setorial do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e o seminário Cultura e Pensamento. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participará do evento na sexta-feira (27), em uma roda de conversa com fazedores de cultura locais, também com a presença de outros secretários do MinC.

Com objetivo de dar visibilidade e fortalecer a cultura popular brasileira, o evento contará com apresentações das mais diversas manifestações populares, além de cortejos, shows, mostras de cinema, fóruns, oficinas e seminários voltados a estimular a produção cultural. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural promovem o Encontro dos Pontões de Bens Registrados.

No âmbito do CNPC, será realizada a eleição dos Colegiados Setoriais de Cultura Popular, Afro-brasileira, Patrimônio Imaterial e Artesanato. Cada Colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes e indicará um representante para participar do Pleno do CNPC.
Entre os temas a serem debatidos no Encontro estão o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo das culturas populares e tradicionais para a promoção de um novo ciclo de políticas e ações de valorização e promoção das expressões da diversidade cultural. 

Participarão da Abertura do Fórum Nacional das Culturas Populares e Povos Tradicionais, no dia 24, a Fundação Cultural Palmares, o Iphan, a Fundação Casa de Rui Barbosa e as secretarias da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), de Políticas Culturais (SPC) e de Articulação Institucional (SAI).

Cultura e Pensamento

O Cultura e Pensamento é um programa do MinC que pretende criar um ambiente favorável à interlocução entre diversas visões do segmento, abrindo espaço para grupos, movimentos, redes, ativistas intelectuais, artistas e mestres, entre outros. O programa tem como intenção aproximar territórios, correntes de pensamento e movimentos da sociedade civil. O Cultura e Pensamento é realizado pelo MinC, por meio SPC, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, com apoio de universidades e outras instituições do poder público.

Conselho Nacional de Políticas Culturais

O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional. 

O CNPC realiza, de 24 a 29 de novembro, em Serra Talhada (PE), seu último Fórum Nacional Setorial. O evento servirá para a definição dos integrantes dos Colegiados Setoriais de Artesanato, Culturas Afro-Brasileiras, Culturas Populares e Patrimônio Imaterial. Além disso, será realizada reunião do Colegiado Indígena, eleito em processo separado em agosto passado.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura


Nenhum comentário: