sábado, 24 de setembro de 2016

PROJETOS INSCRITOS NOS EDITAIS SETORIAIS SÃO AVALIADOS POR COMISSÕES TEMÁTICAS


Os projetos inscritos nos Editais Setoriais 2016 do Fundo de Cultura da Bahia passam pela semana final de análise de mérito, fase que envolve especialistas de diversas áreas da cultura. O processo foi iniciado no último sábado (17) e segue o cronograma estabelecido, que deve ir até a próxima quarta-feira (28). Depois disso, será divulgada a lista dos pré-selecionados e dos suplentes. Os proponentes selecionados vãos para a fase seguinte, que se refere à entrega dos documentos para os conveniamentos.

Os novos editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) foram apresentados pela Secretaria da Cultura da Bahia no início de julho e as inscrições foram abertas em agosto. São 23 linhas, que somam quase R$ 40 milhões destinados ao fomento de projetos culturais. Entres as novidades deste ano está o volume de recursos direcionado ao segmento Audiovisual que, somado a outras fontes de financiamento captadas pelo governo, chega a R$ 14,5 milhões.

Foram inscritos para essa nova fase mais de 2.600 projetos, de um total de 3.265 enviados, sendo que 2.953 foram cadastrados através do Sistema de Informações e Indicadores da Cultura (Siic) e 312 recebidos via Correios. A fase de análise de mérito é realizada por comissões temáticas. Essas comissões são formadas por especialistas de diversas áreas da cultura, que utilizarão como parâmetros as exigências apresentadas no edital e os interesses das políticas públicas culturais no Estado.

Entre os componentes da comissão temática, que somam 173 membros, muitos especialistas vieram especialmente de outros estados para participar da avaliação. É o caso do jornalista e realizador audiovisual, Adriano de Angelis, estabelecido no Rio de Janeiro e em Brasília, que é um dos coordenadores convidados pela Secretaria da Cultura na avaliação dos projetos na área de audiovisual. Ele já participou de processos similares em Brasília, mas considera os Editais Setoriais Baianos como mais detalhados. “É um processo criterioso, como tem que ser, já que envolve recursos públicos que devem ser investidos em projetos que atendam os anseios da sociedade”.



Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Nenhum comentário: