quinta-feira, 14 de setembro de 2017

FESTIVAL DE DANÇA DE ITACARÉ ESTREIA COM SUCESSO



O evento é uma realização da Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O Balé do Teatro Castro Alves abriu a programação do VI Festival de Dança Itacaré, quarta-feira, 13, com os espetáculos Dan eGenerxs, no Centro Cultural Porto de Trás. O evento segue até domingo, 17, com apresentações de dança, oficinas, intervenções artísticas e rodas de conversas. As atividades acontecem também no Estúdio Armondes, onde foi exibido o documentário Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia, dirigido por Bruno de Jesus, mostrando o legado deixado pelo precursor da dança afro na Bahia e no Brasil.
A coreografia Dan, dirigida coletivamente por Rosa Barreto e elenco formado por sete bailarinos, é inspirada na simbologia de Oxumaré, orixá ambíguo - macho e fêmea/ água e terra – caracterizado pela serpente sagrada do Daomé-Benin, que representa a eternidade e a mobilidade sob a figura de uma cobra que engole a própria cauda. “Estamos muito felizes por participar desse festival, em um lugar tão especial como Itacaré”, enfatizou a coreógrafa, pontuando a emoção proporcionada pela proximidade com o público. “Uma troca de energia muito forte e comovente”, disse ela.

O segundo espetáculo da noite, Generxs, com dez dançarinos em cena, iluminou o debate contemporâneo sobre gênero e sexualidade.“Provocamos a discussão sobre as relações cotidianas e sutis que permeiam esse tema”, destacou o coreógrafo Leandro de Oliveira, que divide a direção com o elenco. A intenção é levar o público a refletir, partindo de imagens e contextos que mostram a crueldade a que são submetidos os indivíduos na construção da identidade de gênero. “O festival tem uma importância enorme para todos nós, pois permite a circulação e intercâmbio da produção artística”, completou.


Alcance - Para a diretora artística do festival, Verusya Correia, a sexta edição do evento consolida Itacaré como importante circuito da produção artística da Bahia e do Brasil. “Agradecemos imensamente a todos os parceiros, artistas e instituições que nos apoiam, sobretudo à equipe de produção”, ressaltou durante receptivo aos visitantes. Participam do festival 66 pessoas, entre bailarinos, palestrantes e oficineiros, de Salvador, Itacaré, Valença, Curitiba, Ipatinga, Belo Horizonte, Goiânia, Paraíba e Fortaleza.

Nesta quinta-feira (14), o palco do Centro Cultural Porto de Trás será ocupado pelas montagens Toque de Guerra, com o Núcleo da Tribo e Nosso Lindo Balão Azul, do grupo Entretantas Conexão em Dança, às 19 e 20 horas. A programação completa está disponível no site http://festivaldedancaitacare.com.br/

Na semana seguinte (22 e 23), a produção desloca-se para Ilhéus, com espetáculos e oficina no Teatro Municipal de Ilhéus. O evento é uma realização da Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 Verusya Correia e Djalma Fernandes da Câmara de Dança de Ilhéus


Serviço

O que: VI Festival de Dança Itacaré.
Quem: Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita.
Quando: 13 a 17 de setembro (Itacaré) – Centro Cultural Porto de Trás e Estúdio Armondes.
22 e 23 de setembro (Ilhéus) – Teatro Municipal e Academia de Letras.
Quanto: Gratuito
Curadoria e direção artística:  Coreógrafa Verusya Correia – (73) 99990.4873
Assessoria de Imprensa: Jornalista Vera Rabelo – (73) 98809.1730

Nenhum comentário: