segunda-feira, 29 de julho de 2019

SIMPÓSIO DIVERSIDADE CULTURAL E DESENVOLVIMENTO: direitos, liberdades e participação, será realizado durante XV ENECULT



Nos dias 02 e 03 de agosto, das 8:30h às 12:30h, durante a programação do XV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura será realizado o Simpósio Diversidade Cultural e Desenvolvimento: direitos, liberdades e participação, coordenado pelo Observatório da Diversidade Cultural. O evento vai acontecer no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, Campus Ondina. 

O Simpósio reunirá pesquisadores/as, professores/as, ativistas, estudantes, agentes socioculturais e demais interessados, que atuam em diversas instituições e organizações públicas, governamentais e não-governamentais, para o debate em torno de questões relacionadas aos direitos culturais, às liberdades individuais e coletivas e a importância da participação social no campo da cultura e sua diversidade. Serão tratadas questões sobre o momento político atual do país, marcado pela interrupção, suspensão e descontinuidade de direitos e políticas para a diversidade cultural, além da “demonização” da própria cultura e seus agentes. Além de debater e trocar experiências sobre formas de resistência protagonizadas pelos convidados e participantes.

Para garantir uma interação horizontal entre convidados, debatedores e inscritos no Simpósio, a programação que a coordenação articulou permitirá momentos de interação coletiva e momentos de trabalho em grupos temáticos de forma a garantir o diálogo e a troca de experiências e reflexões.

PROGRAMAÇÃO 

Dia 02/08 – Diversidade cultural, direitos e liberdades 8h30 às 10h – Recepção dos participantes  ● Café da manhã, atividade de integração do grupo  ● Apresentação da dinâmica do Simpósio  10h às 12h – Três grupos de trabalho com a seguinte dinâmica: ● Apresentação das práticas e atuações de cada um dos convidados; ●  Debate sobre direitos humanos, direitos culturais, liberdades, diversidade e desenvolvimento 12h às 12h30 – Compartilhamento dos debates pelos relatores dos grupos de trabalho

Dia 03/08 – Desenvolvimentos, cidadania cultural e participação social 8h30 às 9h – Café da manhã 9h às 11h – Três grupos de trabalho com a seguinte dinâmica: ● Debate sobre a atual conjuntura do Brasil, com ênfase na participação social, formas de lutar, resistir e reinventar a cidadania cultural.  11h às 12h30 – Compartilhamento dos debates pelos relatores dos grupos de trabalho e síntese final do Simpósio.

Nenhum comentário: