terça-feira, 1 de outubro de 2019

EDITAL SETORIAL DE ECONOMIA CRIATIVA CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABERTAS


Com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), o Edital Setorial de Economia Criativa está com inscrições abertas até 08 de outubro de 2019. A chamada pública da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) conta com um aporte de R$ 1 milhão e recebe propostas voltadas ao desenvolvimento de economia da cultura, ciclos de criação, produção, circulação e serviços gerados por segmentos criativos que englobam atividades de artesanato à moda, passando por audiovisual, jogos eletrônicos, música, designer, entre outros.

As inscrições são realizadas pela internet, através de cadastro, envio de documentação e proposta no Sistema de Informações e Indicadores em Cultura – Clique Fomento (SIIC/Clique Fomento), disponível em siic.cultura.ba.gov.br.

O Edital Setorial de Economia Criativa contribui para o desenvolvimento econômico da cultura na Bahia, por meio do apoio a projetos que fortalecem os serviços criativos e promovem a qualificação de agentes para o empreendedorismo cultural sustentável. “É um instrumento que contempla propostas ligadas aos mais diversos segmentos e linguagens, fortalecendo canais de distribuição de produtos e serviços e estratégias para fomentar grupos ou cooperativas”, informa o superintendente estadual de Promoção Cultural, Alexandre Simões.

O edital é destinado a pessoa jurídica de direito privado que tenha entre suas finalidades legais o exercício de atividades na área cultural; associações, fundações, sociedades simples, empresariais e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli); pessoas físicas maiores de 18 anos; microempreendedores individuais (MEI); cooperativas, grupos e coletivos culturais. O candidato precisa comprovar residência na Bahia há, pelo menos, três anos.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em quatro (4) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.

Nenhum comentário: