terça-feira, 16 de janeiro de 2024

CULTURA TEM IMPACTO POSITIVO NA SAÚDE MENTAL PARA 54% DOS BRASILEIROS


Imagem meramente ilustrativa. Disponível aqui.


Como parte da 4ª edição da pesquisa Hábitos Culturais, realizada pela Fundação Itaúem parceria com o Datafolha, foi feito um levantamento sobre a contribuição de atividades culturais para a saúde mental.


De acordo com a pesquisa, a cultura é apontada por 54% dos indivíduos como a atividade que mais proporciona bem-estar, seguida por outras atividades de lazer (parques, igrejas, praia, passeios) e de atividades físicas e esportivas, ambas com 19% das respostas. 3% mencionaram séries e novelas e 9% não souberam informar.


Entre os 2.405 entrevistados, 61% concordaram plenamente que programas culturais reduzem o estresse, 58% dizem que melhoram o relacionamento em casa, 61% apontam que diminui a sensação de tristeza. Já 57% informam que atividades culturais melhoram a qualidade de vida, 61% indicam diminuição da solidão e 50% dizem ajudar na melhora do relacionamento no trabalho.

De acordo com o levantamento, 42% dos entrevistados declararam ter tido algum problema de saúde mental nos últimos 12 meses e que, destes, 63% procuraram algum tipo de tratamento.


Ainda segundo a pesquisa, as mulheres (53%) foram mais afetadas pelas questões de saúde metal e emocional que os homens (30%). A incidência foi maior, também, entre os indivíduos das Classes D e E (51%) do que entre os entrevistados das Classes A e B (33%).

 

Fonte: Redação/Cultura e Mercado

Disponível em: https://culturaemercado.com.br/cultura-tem-impacto-positivo-na-saude-mental-para-54-dos-brasileiros/

Nenhum comentário: