sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COESO LANÇA PETIÇÃO À FAVOR DO PORTO SUL

Maquete do Porto Sul

Caros amigos

Chega de lamentarmos é hora de agirmos, vamos convocar a todos os nossos amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho e formar uma grande rede regional. Basta acessar o endereço :


A luta pelo desenvolvimento sustentável e pela salvação da castigada e decadente economia da região cacaueira chega a um momento decisivo.
Muito perto de tirarmos do papel o projeto do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul – que finalmente vai nos acordar após longa estagnação econômica – chegou a hora de cobrarmos coerência e agilidade dos órgãos ambientais que definem a data de início deste empreendimento tão importante para nossa terra.

Cientes de que o IBAMA tem a função de licenciar empreendimentos deste porte visando a sustentabilidade do desenvolvimento, e não o seu impedimento, confiamos no bom senso e na responsabilidade deste órgão para que faça valer a vontade política do governo da Bahia de, enfim, descentralizar a economia baiana e salvar nossa região de mais uma década de profundo atraso social.

O complexo Porto Sul prevê a construção de um porto público, de uma zona de processamento para exportação (ZPE) e de um aeroporto internacional, tudo em conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que já foi devidamente licenciada pelo mesmo IBAMA e está em fase inicial de construção.

Todos estes equipamentos criarão empregos em suas fases de construção e operação, além de impulsionarem outras atividades e serviços indiretos, o que também é sinônimo de novos postos de trabalho, geração de renda e arrecadação fiscal. Então, eu pergunto: seria esta uma obra pensada e planejada de maneira irresponsável e voltada apenas para a iniciativa privada?

Não vamos dar ouvidos, muito menos nos curvar, a uma pequena parcela de pessoas que se escondem atrás de um discurso sedutor, mas que na verdade apenas colaboram para manter uma realidade que se arrasta por décadas em nossa região: o descaso socioeconômico e ambiental.
Vamos inundar o gabinete da presidente Dilma Roussef com telefonemas ainda hoje, mostrando que nossa região precisa do apoio dela para se desenvolver. Em poucos minutos, você pode ajudar a construir um novo futuro para o nosso povo.

Ligue agora mesmo para o gabinete de Dilma: (61) 3411-1200 / (61) 3411-1201 / (61) 3411-2403.

Veja algumas sugestões do que falar ao telefone:

- Cobre maior rapidez no processo de emissão do licenciamento ambiental do Porto Sul.
- Explique que a realização desse projeto é fundamental para o crescimento da Bahia e o surgimento de novas oportunidades para os baianos.
- Não se esqueça de dizer que o sul da Bahia ainda sofre com a crise da lavoura cacaueira e necessita de alternativas para recuperar sua economia.
- Lembre que 80% da população ilheense, onde ficará o terminal marítimo do Complexo Porto Sul, aprova esse projeto.
- Também é importante informar que a oposição ao Porto Sul parte de uma minoria que se apresenta como ambientalista, mas na verdade é um grupo fortemente ligado a interesses de mega-empresários do setor hoteleiro e especuladores de terras na região de Ilhéus.
- A região onde ficará o porto vem sendo destruída há décadas pelo próprio avanço de loteamentos e construções irregulares e que, ao contrário do que uns poucos alegam, a preservação será viabilizada pelas próprias condicionantes impostas pelo Ibama ao projeto Porto Sul.

Vamos encher a caixa de e-mail das autoridades responsáveis para mostrar a todos que não desistiremos da missão de tirar nossa região de uma situação calamitosa.

Faça sua parte para salvar Ilhéus. Se você ainda não assinou a petição, faça isso agora mesmo:

www.coesobahia.com.br

Atenciosamente,
Coordenação de Comunicação do COESO

Nenhum comentário: