segunda-feira, 28 de março de 2011

TERRITÓRIO LITORAL SUL: Plenária de Reformulação do Colegiado


Visando cumprir o Regimento Interno do território Litoral Sul Bahia, em seu Art.24, cap. VIII, a coordenação convida as entidades que o compõe, para participar da Plenária de Reformulação do Colegiado.
Local: Auditório do Centro de Treinamento da CEPLAC, localizado na Rodovia Ilhéus/Itabuna/BA,
Data: 30 e 31 de março de 2011 – Horário: 08:30 ás 17:00 horas
Obs.:
  • Os representantes das Entidades deverão apresentar no ato da inscrição oficio timbrado com a indicação do titular e suplente
NOSSO TERRITÓRIO
Território da Cidadania Litoral Sul – Este território é composto por 26 municípios, com limites extremos em Maraú ao norte e Canavieiras ao sul. É uma conquista da comunidade regional, particularmente dos trabalhadores, e tem por objetivo o combate a pobreza e a organização da sociedade por meio do desenvolvimento sustentável dos vários segmentos comunitários nos municípios que formam o território físico.
Baseado em três eixos principais de desenvolvimento (ambiental, econômico e social), o Território tem um plano estratégico que é o PTDRS, Plano de Desenvolvimento Rural sustentável. O plano é gerido por um conjunto de entidades ligadas aos trabalhadores, sociedade civil organizada e governo, que forma o GGE – Grupo Gestor Executivo.
O território original foi divido em 3 sub-territórios: Camacan, Ilhéus e Itabuna. Com a criação dos territórios da cidadania o leque de ações sob a responsabilidade do território foi ampliado, abrindo um espaço de interação política, comunitária e econômica entre o campo e a cidade. Como resultado é esperada uma melhor organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa do desenvolvimento sustentável do território além de promover a implementação e integração de políticas públicas visando a erradicação da pobreza, do analfabetismo e da economia de subsistência.
O enfoque territorial destaca:
  • ·         O território como objeto das políticas públicas contextualizadas;
  • ·         A cooperação entre agentes públicos e privados;
  • ·         Um novo papel do Estado, especialmente quanto à provisão ou bens públicos, direção e regulação da economia, construção da democracia e da institucionalidade rural.

Nenhum comentário: