quinta-feira, 31 de março de 2011

CONSELHO DE CULTURA FINALIZA REUNIÕES SETORIAIS

Os novos conselheiros terão muito trabalho pela frente

Terminou ontem a etapa das reuniões das Câmaras Setoriais que fazem parte do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus. Com a eleição dos últimos membros da Câmara de Patrimônio Cultural, o conselho passa a ter agora dez membros da sociedade civil e dez membros do Poder Público.

A nova formatação do CMC é uma designação do MinC, seguindo orientações do Sistema Nacional de Cultura. Para que possamos fazer parte deste sistema, enquanto município, alguns instrumentos precisam estar consolidados na cidade. São eles: Fundo Municipal de Cultura (FMC), criado em novembro de 2009 em Ilhéus, mas sem operacionalização até o momento; o órgão oficial de cultura, neste caso é representado pela Fundação Cultural de Ilhéus; o Plano Municipal de Cultura (que está em construção); o Conselho de Cultura paritário e representativo e a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Pela primeira vez na história do município de Ilhéus, o Conselho Municipal de Cultura terá representações de todos os segmentos artístico-culturais, a saber: TEATRO, MÚSICA, DANÇA, LITERATURA, PATRIMÔNIO CULTURAL, CULTURA INDÍGENA, CULTURA AFRO, CULTURA POPULAR, ARTES VISUAIS E AUDIOVISUAL. Este último vem avançando enormemente na cidade.
Os condutores deste processo: André Rosa, Pawlo Cidade e Mestre Ney, são unânimes em afirmar que a nova formatação do CMC irá fortalecer as políticas públicas de cultura em Ilhéus. A cidade se transformará em referência no Território e irá contribuir para a criação e a estruturação de conselhos em municípios circunvizinhos.
A nova Lei do CMC foi aprovado pela Câmara de Vereadores. No dia 29 de março foi encaminhado ao Poder Executivo para que fosse sancionada. Parabéns à todos que participaram do processo.

NOVOS CONSELHEIROS

Teatro: Ed Paixão e Ciro Nonato
Música: Aloísio Soares Lopes Neto e Carlos Alberto (Bebeto)
Dança: Djalma e Fabíola Mandarine
Literatura: Janete Lainha e Geraldo Lavigne
Patrimônio Cultural: André Rosa e Anarleide Menezes
Cultura Popular: Mestre Virgílio e Prof. Rafael
Cultura Afro: Mestre Ney e Eduardo Regis (Morcegão)
Cultura Indígena: Adriano Bonfim Santos e Renivaldo José dos Santos
Audiovisual: Tacila e Flávio
Artes Visuais: Tiago e Catari Borges

A próxima etapa agora será a eleição da nova diretoria, que deverá ser eleita nos próximos dias.

Nenhum comentário: